Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Requerimento cobra regularização de área no Pedra 90, em Cuiabá

“O estado de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa precisam agir contra esse tipo de irregularidade territorial”, disse Faissal

POR CAROLINA COUTINHO / GABINETE DO DEPUTADO FAISSAL  •  10 DE SETEMBRO DE 2020 ÀS 13:20:00  •  5 Acessos

POR CAROLINA COUTINHO / GABINETE DO DEPUTADO FAISSAL  •  10 DE SETEMBRO DE 2020 ÀS 13:20:00  •  5 Acessos

Foto: FABLICIO RODRIGUES/ALMT

O deputado estadual Faissal Calil (PV) apresentou, na sessão plenária de quarta-feira (9), requerimento ao governo de Mato Grosso - por meio da Casa Civil e do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), para esclarecer informações e regularizar uma área urbana do bairro Pedra 90, em Cuiabá. 

Uma cópia do requerimento foi encaminhado ao secretário do Intermat, Francisco Serafim de Barros, e ao governador Mauro Mendes para que tomem providências.     

Segundo a justificativa do parlamentar, o bairro Pedra 90 é um projeto de regularização urbana dos anos de 1990, no qual se tem notícias de ter sido iniciado pelo Intermat, e que tem se prolongado por todos esses anos sem ter contemplado alguns de seus moradores. 

“É necessário obter as informações do Intermat para saber se a área ainda está sob sua jurisdição, ou se já se encontra sob domínio do município de Cuiabá.  O estado de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa precisam agir contra esse tipo de irregularidade territorial, até porque atinge a população de baixa renda que sofre com a falta dessa regulamentação”, destacou o deputado Faissal. 

De acordo com legislador, a estruturação desses tipos de aglomerados subnormais como o Pedra 90 é um dos grandes desafios da administração pública. “São áreas que, apesar das necessidades, têm as suas políticas públicas travadas por conta da informalidade e da difícil implementação de projetos estruturantes. Sofrem com as difíceis condições de habitabilidade e acessibilidade e não dispõem de serviços públicos primários (saneamento básico, abastecimento de água e energia, etc.)”, concluiu.

Gabinete do deputado Faissal