Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 14 de março de 2024 16h06


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Secretaria de Serviços Legislativos da ALMT recebe o nome de servidora que foi a primeira mulher a assumir a pasta

Participaram do evento familiares de dona Nadir, servidores e ex-servidores do Parlamento

MAÍRA NIENOW / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) inaugurou, nesta quinta-feira (14), a nova Secretaria de Serviços Legislativos (SSL), agora em homenagem à primeira mulher que esteve à frente da pasta, denominada Nadir Nascimento de Souza.

Considerada uma das personalidades históricas do Parlamento mato-grossense, dona Nadir, como é mais conhecida, dedicou mais de cinco décadas de serviços ao Legislativo e foi a primeira gestora da SSL, função que exerceu por mais de 20 anos. 

A Resolução nº 8621, de 2023, foi proposta pelos deputados Max Russi (PSB),  Dr. João (MDB) e Wilson Santos (PSD) e aprovada por unanimidade em plenário. A cerimônia para descerramento da placa foi marcada por discursos emotivos e um reconhecimento unânime à contribuição de dona Nadir para o Poder Legislativo.

"A inauguração da Sala Nadir Nascimento de Souza é um momento de celebração e reflexão sobre o legado de uma mulher que, com zelo e exigência, contribuiu grandemente para o fortalecimento do Poder Legislativo em Mato Grosso", afirmou o deputado Dr. João.

O deputado Max Russi falou da importância dos servidores serem reconhecidos na história da ALMT.  “Homenagear uma servidora com um legado profissional como o da dona Nadir é reconhecer a importância de todos os servidores que se dedicam e contribuem para o desenvolvimento do Parlamento e, consequentemente, para todo o estado”, afirmou.

Nascida em Poxoréu, no dia 19 de outubro de 1936, Nadir Nascimento de Souza iniciou sua carreira na Assembleia Legislativa em 1963 como taquígrafa parlamentar. Com uma carreira exemplar, ela ascendeu a cargos de liderança, incluindo o de secretária das sessões plenárias e secretária executiva para os trabalhos constituintes. Em 1993, tornou-se a primeira secretária de Serviços Legislativos, quando da criação da SSL, cargo que exerceu até sua aposentadoria em 1996.

Mesmo após se aposentar, dona Nadir continuou a servir a Assembleia como comissionada até 2014, demonstrando sua dedicação incansável ao serviço público.

“Voltar aqui e ver meu nome nessa placa é uma satisfação que não dá para dimensionar. Foram muitos anos de um trabalho que me dá muito orgulho”, afirmou dona Nadir. Ela relembrou sua história de vida e de trajetória dentro do Parlamento. “As pessoas confiaram em mim e eu, nessa responsabilidade, procurei fazer o melhor”, falou com orgulho. 

Sobre ser a primeira mulher à frente da SSL, ela afirmou que, apesar do ambiente majoritariamente masculino, conseguiu se impor pelo trabalho. “Acho que esse meu jeito tagarela e determinado para falar e fazer as coisas não deixava espaço para medirem meu trabalho por se mulher”, avalia.

A atual secretária de Serviços Legislativos, Katiúscia Manteli, destacou que sua antecessora deixou um legado não apenas pelos cargos ocupados, mas pelas inovações dos processos. “Ela foi a gestora que marcou a secretaria, inclusive a história do Parlamento, como primeira mulher à frente de uma das secretarias mais importantes da Casa de Leis e com um trabalho de excelência. Isso há vinte anos. Então, ela abriu caminho até para mim, que estou há pouco mais de cinco anos exercendo esse cargo”, afirmou com satisfação.

Participaram do evento familiares de dona Nadir, servidores e ex-servidores do Parlamento.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens