Durante a sessão, o secretário relatou a importância de recuperar diversas obras que fazem parte da história, não só de Cuiabá, mas de todo o Estado. Entre as principais, ele citou algumas que já foram entregues, como a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, a Casa Cuiabana, o Palácio da Instrução, que sedia a Biblioteca Estadual onde circulam mensalmente oito mil alunos e a Igreja Nosso Senhor dos Passos.
Outros prédios como o do antigo Thesouro do Estado (que deverá abrigar o Museu Histórico de Mato Grosso), o Seminário da Conceição (sede do Museu de Arte Sacra), o Cine Teatro de Cuiabá, a Casa Dom Aquino (que contará com um eco-museu), a casa Barão de Melgaço, as colinas da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, também estão sendo recuperados. Além do Centro Histórico de Cuiabá, o Programa Estadual de Recuperação e Revitalização do Patrimônio Histórico de Mato Grosso atinge municípios como Vila Bela de Santíssima Trindade, Diamantino, Rosário Oeste, Cáceres e Poxoréo.
As obras estão sendo vistoriadas pessoalmente pelo governador Blairo Maggi e os recursos são oriundos do Governo do Estado, em alguns casos em parceria com o Governo Federal, Banco do Brasil e iniciativa privada, como Monsanto, John Deere, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), entre outras.
No entendimento do deputado Carlos Brito, que está diretamente envolvido às questões ligadas à cultura, ao tombamento e restauração desses patrimônios, o trabalho que está sendo desenvolvido pelo governador Blairo Maggi é de interesse de toda a população. Ele afirma que “a história é uma ponte entre o passado e o futuro, e nós, que vivemos o presente, somos essa ponte, ou seja, faremos parte das futuras histórias e para isso precisamos estar disponíveis”. Prestigiaram também o evento o secretário-adjunto da Secretaria de Cultura, Toco Palma, a secretária do Instituto Memória da Assembléia Legislativa, Ísis Catarina Brandão, a coordenadora do Patrimônio Histórico de Mato Grosso, Maria Antúlia, o engenheiro Domingos Iglesias, autoridades e estudantes.
Alunos do Parque Cuiabá prestigiam evento Os alunos da Escola Estadual Heliodoro Capistrano e da Escola Fênix Dourada, ambas do bairro Parque Cuiabá, participaram da Sessão Especial sobre Patrimônios Históricos.
Acompanhados por diretores e coordenadores das instituições, os jovens mostraram-se atentos e acompanharam surpresos um documentário que mostrou um pouco da história e cultura do nosso Estado. “É muito bom, porque essa é a nossa história. Muitas vezes nem sabemos que por trás de prédios tão velhos existem histórias tão importantes. Depois da aula de cultura que tive hoje com certeza vou passar a me interessar e até me dedicar mais por esse assuntos”, disse um dos alunos.
O historiador da Escola Fênix Dourada, professor Almir Eduardo, também avalia como positiva a participação dos alunos num evento como este. “Os nossos alunos precisam ter contato com a história de Mato Grosso e, principalmente, conhecer a importância do trabalho de recuperação dos Patrimônios Históricos do Estado. O jovem precisa desse referencial”.
Para agregar os jovens à história e cultura de Mato Grosso, Carlos Brito indicou também a realização de um concurso de redação. O tema deve ser a vida de Dom Aquino Corrêa, ex-governante do nosso Estado. A iniciativa faz parte de um calendário de atividades proposto pelo parlamentar a fim de registrar o cinqüentenário da morte de Dom Aquino (22 de março). Além da premiação individual do aluno, Brito discute a possibilidade de premiar a escola vencedora com uma viagem à Vila Bela da Santíssima Trindade. “O prêmio seria um incentivo para que os jovens conheçam um pouco das nossas riquezas”, conclui o deputado.
Mais informações:
Assessoria de Gabinete
3901-6600/8403-5470