Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Servidores da ALMT participam de oficina para elaboração de leis

Curso visa ao aprimoramento dos profissionais para as práticas do Legislativo estadual. Gilmar Mendes será o próximo palestrante

POR MAÍRA NIENOW / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  8 DE NOVEMBRO DE 2019 ÀS 16:12:00  •  29 Acessos

POR MAÍRA NIENOW / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  8 DE NOVEMBRO DE 2019 ÀS 16:12:00  •  29 Acessos

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

Na prática legislativa, é relativamente comum deparar-se com dificuldades como, por exemplo, proposições legislativas elaboradas para enfrentar um problema social, mas cuja solução normativa proposta não se mostra apta a alcançar os resultados desejados devido a alguma inconsistência legística. Considerando os inúmeros aspectos que envolvem a produção das normas legislativas e visando aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos no Parlamento estadual, servidores participaram hoje (8) de oficina sobre elaboração de leis. A atividade encerrou a programação do penúltimo módulo da capacitação sobre técnica e processo legislativo, realizado ao longo desta semana.

Esse é um estudo que trata da qualidade da norma, desde a avaliação preliminar até a elaboração e a tramitação, considerando todos os aspectos formais e materiais que envolvem o processo. “É o tipo de matéria que tem muita necessidade da prática para aprimorar a qualidade redacional”, destaca o palestrante João Trindade Cavalcante Filho, consultor legislativo do Senado. “A oficina é uma oportunidade de o servidor, a partir de tudo que foi apresentado e discutido até agora, fazer uma análise mais técnica de leis já regulamentadas e apresentar uma nova redação, com melhorias da redação de textos dentro da qualidade das normas estudadas”, diz.

Trindade explica que a elaboração legislativa exige, acima de tudo, bom senso e responsabilidade, pois as leis interferem, direta ou indiretamente, na vida das pessoas. Segundo ele, o ganho em difundir esse conhecimento está na concretização de projetos com mais efetividade social. “Leis melhores e mais efetivas são aquelas em que a população reconhece a importância e observa os resultados”, defende. “Os profissionais capacitados orientam melhor os parlamentares. Aqueles que trabalham nas comissões se sentem mais aptos para sugerir melhorias e todos contribuem para uma resposta mais positiva aos anseios da sociedade para com o Poder Legislativo”, avalia.

Para a gerente de atendimento da Secretaria de Tecnologia de Informação, Nara Lemos, a realização da dinâmica foi o ponto mais expressivo até agora, por propor aos servidores a aplicação de tudo que já vem sendo exposto pelos palestrantes. “Executar e praticar os conceitos a partir de casos reais torna mais concreto o aprendizado”, comemora.

“É um olhar diferenciado sobre as leis”, avalia a assessora parlamentar Evelin Alves de Souza Lara. “Mesmo sem um estudo aprofundado, esse curso permite uma visão muito ampla sobre processos envolvidos na elaboração de projetos legislativos e desperta a curiosidade de buscar mais conhecimento”, afirma com satisfação.

Voltado principalmente para servidores que lidam diretamente com a elaboração de propostas e projetos, como os que atuam nos gabinetes, nas comissões, nas secretarias parlamentares, entre outros setores, o curso tem 200 participantes inscritos.

Curso de Extensão Técnica e Processo Legislativo -  Promovido pela ALMT, em parceria com a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP), ele visa ao aprimoramento dos servidores para as práticas do Legislativo estadual. Com carga horária de 90 horas, o curso foi dividido em quatro módulos de aulas e cinco seminários. Teve início no dia 04 de outubro e o último módulo será ministrado  na última semana deste mês de novembro, com uma palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, no dia 25, às 8h, e aulas, entre os dias 26 e 29.

O curso, além de tratar das formalidades na elaboração das normas legislativas, também busca dar uma visão ampla sobre o Poder Legislativo, desde o contexto histórico e atribuições até os sistemas eleitorais e partidários e seus reflexos nos trabalhos. Outras questões, como as relações entre Poderes e as interferências no processo legislativo, CPIs e processos de impeachment, também são temas de análise.

Secretaria de Comunicação Social