Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 21 de maio de 2013 16h54


Tarumeiro é instituído árvore símbolo de MT

Além de valorizar a espécie, o autor da lei, deputado Mauro Savi, diz que objetivo é incentivar a plantação da árvore que começa a florescer nos meses em que o sol brilha mais forte no Estado

JOELMA PONTES / ASSESSORIA DA 1ª SECRETARIA



Mario Friedlander / ALMT
Tarumã florida no Pantanal.
O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) sancionou nesta segunda-feira (20) de maio, a Lei de autoria do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), que institui o Tarumeiro como árvore símbolo do Estado. O objetivo da Lei, segundo o republicano, é preservar a árvore considerada nativa, dona de uma beleza incontestável e muito utilizada nas áreas degradas e na restauração florestal. “Essa Lei é uma maneira que encontramos de valorizar a espécie e ao mesmo tempo incentivar o plantio”, completou o parlamentar.

Na linguagem indígena Tupi-Guarani o fruto Tarumã significa “Fruta escura de fazer vinho”. Porém, o significado “fruto que dá em cachos” também é atribuído à linguagem indígena. A árvore, característica das matas ciliares do cerrado e das matas de transição, tem como uma das muitas qualidades a sua resistência ao sol. O Tarumeiro pode medir até 25 metros de altura, sua folha é aveludada e dividida em três partes. As flores são azuis e as frutas redondas, carnosas e doces.

A madeira da Tarumeiro é usada na construção civil. A planta é tão útil que os frutos são utilizados até como isca para pescaria. Por outro lado, na medicina, as folhas em infusão são usadas como diurético e depurativo do sangue e no combate a pressão alta; sua raiz é tônica, antitérmica e combate inflamações da bexiga e do útero, além de diversas doenças da pele.

“Em respeito à natureza e a espécie de árvore em questão, reconhecendo a importância dela em nossa Região é que apresentamos o projeto. Estamos felizes por contar com apoio dos colegas parlamentares na aprovação da proposta que consideramos ser de grande relevância ambiental e cultural”, considerou Savi.

Mais informações:
Assessoria de imprensa da 1ª Secretaria
(65) 3313-6519 / 6507 / 9982-5871

Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com