Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 16 de abril de 2021 10h15


TROMBOFILIA

Trombofilia poderá ser custeada pela rede SUS em Mato Grosso

Indicação garante que toda mulher, usuária do SUS, tenha exames gratuitos para detectar a doença

JUNIOR POYER / Gabinete do deputado Dilmar Dal'Bosco



Indicação de Dilmar Dal Bosco solicita atendimento a usuárias do SUS em MT

Foto: JUNIOR POYER

A trombofilia é uma doença hereditária ou pode ser adquirida em decorrência de outras condições clinicas, até mesmo pelo uso de anticoncepcionais. Trata-se de uma predisposição para desenvolver trombose, age na produção de anticoagulantes naturais do organismo, favorecendo assim a formação de coágulos.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), sensibilizado com o assunto, apresentou uma indicação ao governador Mauro Mendes e ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, solicitando a necessidade de garantir a toda mulher, usuária da rede pública de saúde do estado de Mato Grosso, o direito de realizar gratuitamente os exames genéticos que detectam a trombofilia e seu respectivo tratamento.

“A saúde é um direito de todos e é dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas e que visem à redução do risco de doença e de agravos. Nós, como representantes do povo neste Parlamento, acolhemos com grande empenho esta reivindicação, devido à importância e relevância que o assunto impõe, e tenho certeza de que essa medida contribuirá com melhores condições de vida para toda a população mato-grossense”, disse Dilmar.

Dilmar explicou que a solicitação é da idealizadora do Projeto Hope, Aline Priscila Ferreira Carvalho, e Juliana Centena, e explicou que o acompanhamento médico adequado, a realização do tratamento, juntamente dos exames complementares para avaliação, propiciam a essas mulheres a realização do sonho da maternidade.

“A mulher portadora de trombofilia pode desenvolver a trombose e outras alterações em qualquer período da vida, durante a gravidez, o parto e pós-parto. Precisamos ressaltar que o diagnóstico tardio pode levar o óbito; o diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais e deve ser iniciado antes da gestação para diminuir os riscos de complicações, em especial, no final, momento em que é comum a evolução de pré-eclâmpsias e problemas de insuficiência placentária, levando o feto a óbito”, finalizou Dilmar.

O município de Sinop já tem aprovada a Lei 2.893, de 25 de agosto de 2020, que dispõe sobre o direito de toda mulher à investigação, ao exame genético que detecta a trombofilia e tratamento.


Gabinete do deputado Dilmar Dal'Bosco

Telefone: (65) 3313-6838