A iniciativa de Brito já é realidade em outros Estados como Rio Grande do Sul, onde o ícone é o Quero-Quero (Lei nº 7.418/80) e o Paraná com a Gralha Azul (Lei nº 7.957/84). Também conhecido como Jaburu, o Tuiuiú é uma das maiores da América do Sul, medindo em torno de 1,15m.
Para a bióloga Helen Camargo, a proposta tende a agregar valores à cultura mato-grossense, possibilitando que a ave deixe de representar apenas o Pantanal, mas também todo o Estado. A idéia de encontrar um símbolo para Mato Grosso surgiu depois que Carlos Brito recebeu da Secretaria de Estado de Cultura um documento da Liga da Defesa Nacional, única entidade brasileira desenvolvida para a prática e difusão do civismo, questionando sobre qual seria a figura representativa de Mato Grosso. Diante disso, o parlamentar decidiu em fevereiro, por meio de consultas públicas, apresentar indicação sobre o assunto. A proposta foi aprovada na Assembléia Legislativa e, depois, encaminhada ao governo para sanção.
Maior ave da América do Sul
Parente das cegonhas européias, o Tuiuiú pode chegar a pesar 10 kg quando adulto. Vive nas margens de grandes rios e lagos e em outras áreas úmidas. Forma apenas um ninho na vida e tanto o macho como a fêmea cuidam dos ovos e dos filhotes. Alimenta-se de peixes, moluscos, insetos, répteis e pequenos mamíferos.
Mais informações:
Assessoria de Gabinete
3901-6600/8403-5470