Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 16 de abril de 2021 09h40


INDICAÇÃO

Ulysses Moraes faz indicação para incluir as pessoas com síndrome de Down na lista de prioridade de vacinação

O MP do Rio de Janeiro já fez uma recomendação sobre esse assunto; deputado afirma que MT poderia seguir o mesmo ritmo

Fernanda Trindade / Gabinete do deputado Ulysses Moraes



Indicação de Ulysses Moraes beneficia pessoas com síndrome de Down

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado Ulysses Moraes apresentou a Indicação nº 2388/2021 ao Governo do Estado de Mato Grosso sobre a necessidade de viabilizar a inclusão das pessoas com síndrome de Down na lista de prioridade imediata de vacinação contra a Covid-19 dentro do Plano Estadual de Imunização. 

“Já existem vários estudos técnicos que comprovam a maior vulnerabilidade à Covid-19 pelos indivíduos portadores de síndrome de Down, por isso precisamos priorizar essas pessoas. As pesquisas indicam que eles apresentam fatores de risco para evolução mais grave pela Covid-19. O governo de Mato Grosso precisa dar mais atenção a essa situação”, disse Moraes.

Segundo um estudo publicado em outubro de 2020 pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, é dez vezes mais mortal em pessoas com síndrome de Down. Além disso, o Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização do Reino Unido - United Kingdom's Joint Committee on Vaccination and lmmunisation (JCVI) - recomendou prioridade às pessoas com síndrome de Down na vacinação.

“Até o Ministério Público do Rio de Janeiro já recomendou a vacinação contra Covid-19 para pessoas portadoras de síndrome de Down, como prevê o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Assim, fizemos essa indicação para que o nosso estado de Mato Grosso siga nesse mesmo ritmo”, finalizou o deputado.


Gabinete do deputado Ulysses Moraes