Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Única deputada na ALMT, Janaina fala sobre empoderamento em Encontro Estadual de Bombeiras Militares

Janaina enalteceu o trabalho das militares e parabenizou o Comando do Corpo de Bombeiros pela iniciativa de debater a temática da mulher na corporação

POR LAURA PETRAGLIA / GABINETE DA DEPUTADA JANAINA RIVA  •  24 DE OUTUBRO DE 2019 ÀS 17:35:00  •  6 Acessos

POR LAURA PETRAGLIA / GABINETE DA DEPUTADA JANAINA RIVA  •  24 DE OUTUBRO DE 2019 ÀS 17:35:00  •  6 Acessos

Foto: JARDEL DA SILVA

Com discurso sobre empoderamento feminino, importância da igualdade nos postos de comando e sororidade, a presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada estadual Janaina Riva (MDB), única mulher no Parlamento mato-grossense há duas legislaturas, falou às mais de 100 bombeiras militares na tarde de quinta-feira (24), durante a abertura do Primeiro Encontro de Bombeiras Militares de Mato Grosso.

“Todas as vezes que eu falo sobre a importância da mulher se empoderar e ocupar os espaços de poder é porque, para que as coisas comecem a mudar, é preciso que as mulheres estejam presentes nas tomadas de decisões. Vejam, há duas legislaturas eu sou a única mulher no Parlamento estadual para defender as bandeiras e projetos sobre igualdade de gênero. São 23 homens e eu. Imagina se tivéssemos um Parlamento composto por metade de deputadas o quão avançados estaríamos em termos de legislações com essa temática?”, explanou.

Janaina enalteceu o trabalho das militares e parabenizou o Comando do Corpo de Bombeiros pela iniciativa de debater a temática da mulher na corporação. O ingresso de mulheres na instituição começou apenas em 2001. De lá para cá, o Corpo de Bombeiros precisou adequar seu regimento à realidade de militares do sexo feminino.

“Eu vejo que o preconceito que nós mulheres sofremos, pode variar na intensidade dependendo do local de trabalho que cada uma nós desempenhamos nosso trabalho, mas ele é concreto, é real e precisamos começar a debater isso. É preciso colocar o dedo na ferida, como o que vai ser feito aqui, durante esse primeiro encontro de bombeiras. É um desafio a ser vencido e a cada passo que damos, nós mulheres temos que comemorar, que nos apoiar e nos proteger sempre”, finalizou.

Gabinete da deputada Janaina Riva