Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Sessão especial requerida por Wilson Santos homenageia pioneiros pelos 25 anos do curso de Filosofia da UFMT

As homenagens foram concedidas a professores, regressos e técnicos que contribuíram com a formação de profissionais na área da filosofia

POR SAMANTHA DOS ANJOS / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  •  11 DE DEZEMBRO DE 2025 ÀS 14:14:00  •  72 Acessos

POR SAMANTHA DOS ANJOS / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  •  11 DE DEZEMBRO DE 2025 ÀS 14:14:00  •  72 Acessos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso homenageou professores do curso de filosofia da UFMT, que completou 25 anos. O deputado Wilson Santos destacou sua contribuição para a universidade e a importância da disciplina de filosofia no ensino médio.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Filósofos e acadêmicos participaram da comemoração aos 25 anos da criação do curso de filosofia

Filósofos e acadêmicos participaram da comemoração aos 25 anos da criação do curso de filosofia

Foto: Samantha dos Anjos

Wilson Santos com os pioneiros do curso de filosofia da UFMT

Wilson Santos com os pioneiros do curso de filosofia da UFMT

Foto: Samantha dos Anjos

Sessão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), requerida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), homenageou, com a entrega de títulos e moções de aplausos importantes integrantes do curso de filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A cerimônia realizada nesta quarta-feira (10) destacou a importância do curso, que completou 25 anos de existência e que contribuiu com a formação de profissionais comprometidos com a ética, o pensamento crítico e o desenvolvimento intelectual no estado. 

Dentre os homenageados estão os professores Antônio Crisóstomo do Prado, Josita Correto da Rocha Priante e Roberto de Barros Freire que fizeram parte da fundação do setor acadêmico. 

 O parlamentar, que concluiu duas graduações na instituição de ensino superior, em Ciências e Direito, teve a oportunidade de contribuir com a universidade por meio de emendas parlamentares durante seus dois mandatos como deputado federal. Um dos recursos foi aplicado para contribuir com a infraestrutura da comunidade acadêmica de filosofia. “Comecei a minha vida política aqui, na UFMT, no movimento estudantil. Eu passei pelo Congresso Nacional e tive a oportunidade de ajudar a minha universidade com emendas parlamentares. Hoje, aqui, estamos prestando essa homenagem”, explanou.

 Ele destacou a Lei n.º 6.860/1997, de sua autoria, que institui o ensino de filosofia nas escolas de 2° grau da rede pública e privada de Mato Grosso. “Vale destacar essa lei que fizemos há 28 anos, obrigando a disciplina de filosofia no ensino médio de Mato Grosso. Não é um projeto meu. Fui provocado em nome da sociedade e que vem dado oportunidades para muitos filósofos. Tem muita gente trabalhando nas escolas, ajudando a pensar, questionar e aprofundar as discussões e a construção de cidadãos muito mais conscientes com pensamento crítico”, destacou. 

O curso de Filosofia da UFMT -  A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi fundada em 10 de dezembro de 1970, posteriormente foi criado o curso de filosofia que teve o reconhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC), sendo colocado em prática no ano de 1999 e consolidado em 2000.

Gabinete do deputado Wilson Santos