Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA
A piscicultura mato-grossense ganha um novo impulso com a realização do workshop sobre o cultivo do pangasius, nesta quinta-feira (26). A iniciativa é do deputado estadual Gilberto Cattani, com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat), Sebrae, Famato, PeixeBR e Sindicato Rural de Cuiabá.
O objetivo do evento é fomentar a produção do pangasius, espécie de peixe de água doce com alto valor comercial e excelente desempenho produtivo, especialmente entre pequenos e médios produtores.
Cattani é autor da Lei 11.930/2022, que trata da regulamentação do cultivo do pangasius em Mato Grosso. Lei questionada pelo Ministério Público do Estado (MPMT) por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), com o argumento de que a lei ultrapassa a competência legislativa dos estados.
Como alternativa, o parlamentar propôs a criação da Câmara Setorial Temática (CST) Projeto Panga, que discute a viabilidade da espécie no estado e busca soluções técnicas e legais para o desenvolvimento sustentável da atividade.
“O workshop reúne especialistas de diferentes áreas para que possamos conhecer e entender melhor a espécie. Assim como aconteceu com a tilápia, que enfrentou muitas especulações e resistência antes de ser regulamentada. Queremos evitar esse atraso com o pangasius e ampliar o conhecimento técnico e as oportunidades de mercado”, explica Darci Fornari, presidente da Aquamat e da CST Projeto Panga.
Além da troca de experiências, o evento trará orientações sobre boas práticas de manejo, sanidade, licenciamento ambiental, sistemas produtivos e estratégias de comercialização, debatendo os principais desafios regulatórios e de mercado no Brasil.
“O pangasius tem alta conversão alimentar, consome pouco oxigênio, cresce rápido e traz rentabilidade ao pequeno produtor. Seu filé é de alta qualidade e o cultivo pode diversificar e fortalecer a piscicultura em Mato Grosso. Por ser originária do Vietnã, como a tilápia, é considerada exótica, propusemos uma legislação específica para viabilizar sua criação aqui”, afirma o deputado Cattani.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no local ou on-line pelo link: https://mt.loja.sebrae.com.br/workshop-sobre-pangasius-353936292
Programação
• 8h30 – Abertura oficial
• 9h30 – Histórico da situação, produção e importância comercial do cultivo do pangasius no Brasil e no mundo
Palestrante: Profa. Dra. Luciana Seki Dias – UFSCar
• 10h10 – Mitos e verdades sobre o cultivo do pangasius
Palestrante: Martinho Colpani – Colpani Piscicultura
• 10h50 – Coffee break
• 11h15 – Sistemas produtivos para o pangasius
Palestrante: Bruno Machado Queiroz – Ethos Aquacultura
• 12h00 – Boas práticas de manejo e sanidade no cultivo do pangasius
Palestrante: Camila Marra – Ethos Aquacultura
• 12h40 – Almoço
• 13h40 – Licenciamento ambiental da aquicultura
Palestrante: Bruno Machado Queiroz – Ethos Aquacultura
• 14h20 – Gestão dos processos e os impactos na qualidade do pangasius fresco
Palestrante: Luciana Lacerda – Equali-Z
• 15h00 – Coffee break
• 15h30 – Estratégias para a comercialização do pangasius no varejo
Palestrante: Elane Correia Santos – Equali-Z
• 16h10 – Mesa-redonda final
Discussão aberta, coordenada pela Aquamat, Sebrae e Famato