Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 3 de julho de 2018 10h31


89,5 FM

Rádio Assembleia celebra 3 anos oferecendo programação de qualidade para a população

Atualmente, a rádio é transmitida pela frequência 89,5 FM, via satélite, e está disponível na frequência C2 3950 para toda a América do Sul

LAIS COSTA MARQUES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Marcos Lopes

A Rádio Assembleia está completando três anos de uma extensa programação cultural, musical e jornalística para a população. A emissora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi implantada para integrar o conjunto de canais de comunicação que garantem o acesso do cidadão às informações referentes ao Parlamento e estimular o debate e reflexão pública.

Para cumprir a função pública, a Rádio Assembleia busca produzir e oferecer conteúdo relevante tanto no aspecto cultural, quanto informativo e tem garantido espaço para artistas e lideranças locais que nem sempre conseguem divulgar seus trabalhos na imprensa comercial.

Neste processo de comunicação, a Rádio Assembleia ainda presta outro serviço, ao disponibilizar o conteúdo em outras mídias, como site e redes sociais, e assim possibilita o compartilhamento das informações que podem ser acessadas diretamente pelo cidadão ou por profissionais da imprensa, que repercutem os fatos em suas regiões.

Atualmente, a rádio é transmitida pela frequência 89,5 FM, via satélite, está disponível na frequência C2 3950 para toda a América do Sul e ainda é possível baixar programas e matérias por meio no site da al.mt.gov.br.  O repórter da Rádio Sorriso, do município de Sorriso, Fernando Luís, é um dos profissionais que utilizam o conteúdo da Rádio Assembleia.

De acordo com o jornalista, as matérias que tratam de assuntos de interesse do agronegócio são os mais utilizados por ele. “Tenho um programa especial neste segmento e assim consigo repercutir o que está em tramitação na Assembleia para os produtores aqui do interior. Acabamos aproximando o trabalho dos deputados à população”, afirma Fernando Luís.

O jornalista Paulo Coelho, repórter da Rádio Capital, de Cuiabá, acompanha as transmissões principalmente quando não pode ir até à Assembleia e já utilizou as reportagens que são disponibilizadas no site. De acordo com o repórter, a Rádio Assembleia é uma fonte segura sobre o Parlamento.

“O conteúdo das ações parlamentares acaba chegando de forma bem rápida e segura até a população e de um jeito mais abrangente também. Por isso, seja por meio de entrevistas ou boletins jornalísticos, a gente monitora o que de melhor produzem os deputados. Eu, particularmente, tanto como profissional, ou como cidadão, absorvo com constância esse conteúdo da Rádio Assembleia”, afirma Paulo Coelho.

O gerente da Rádio Assembleia, Jaime Neto, explica que a rádio tem como prerrogativa dar transparência aos trabalhos do Parlamento mato-grossense. Porém, também exerce a função pública de dar espaço para produção artística regional. “Estamos tentando ampliar ainda mais nossa programação, em busca de garantir mais espaço tanto para o conteúdo informativo quanto para os programas culturais e musicais”.

Presente desde a estreia em caráter experimental, o jornalista Lucky Marlon destaca a participação da população e consequente aproximação da Assembleia com os cidadãos. “Além de tornar os trabalhos legislativos públicos em mais uma mídia, temos ainda as transmissões ao vivo e as audiências que permitem ampliar a participação das pessoas”, afirma Lucky Marlon, ao comentar que ouvintes de outros estados também enviam contribuições e interagem com a Rádio.

A concessão do sinal para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) faz parte de um projeto maior, da Rede Legislativa de Rádios, que é liderado pela Câmara Federal e visa integrar sinais de rádios de assembleias legislativas e câmaras municipais.

Além da notícia – Mais do que informações sobre os trabalhos realizados pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Rádio Assembleia tem também um compromisso social para o fomento da cultura local. Por isso, grande parte da programação musical e cultural é voltada para os profissionais e artistas que atuam no estado.

O compositor e cantor Caio Mattoso é um defensor da Rádio Assembleia como espaço para difundir a produção artística. “É uma rádio importantíssima porque distribui nosso trabalho para todo o estado, coisa que não conseguimos nas rádios comerciais”, afirma Mattoso, que já participou duas vezes do programa Sons de Mato Grosso.

Para Karola Nunes, que também é cantora e compositora, os programas têm muito respeito com os artistas locais e ajudam neste processo de divulgação. “Conseguimos uma boa devolutiva depois que vamos à Rádio. As pessoas escutam, comentam. É um meio que conseguimos para promover a arte local”, revela.

A diversidade da programação é um diferencial para o público. O ouvinte Luiz Rodrigues acompanha alguns programas, como o Pipoca, que fala sobre trilhas sonoras. “Gosto muito do Pipoca, podemos ouvir pessoas de Cuiabá falando sobre filmes e seriados e suas trilhas sonoras. Até então, esse tipo de programa podia ser ouvido só em rádios de outros estados”, afirma Luiz, que também gosta dos programas de entrevista da Rádio.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com