Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Projeto quer garantir quadras cobertas em todas as escolas de Mato Grosso

Proposta institui a Política Estadual de Universalização de Quadras Cobertas nas Escolas Públicas da Rede Estadual

POR HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / GABINETE DO DEPUTADO THIAGO SILVA  •  24 DE JUNHO DE 2026 ÀS 09:19:00  •  28 Acessos

POR HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / GABINETE DO DEPUTADO THIAGO SILVA  •  24 DE JUNHO DE 2026 ÀS 09:19:00  •  28 Acessos

O deputado Thiago Silva (MDB) apresentou o PL 782/2026, que cria a Política Estadual de Universalização de Quadras Cobertas nas escolas públicas de Mato Grosso. A medida garante, em todas as unidades, ao menos uma quadra poliesportiva coberta, com construção sustentável e acessível, priorizando escolas com maior número de alunos, vulnerabilidade social, indígenas, quilombolas e áreas rurais. Além de melhorar as aulas de Educação Física, o espaço poderá ser usado pela comunidade em horários não letivos, fortalecendo saúde, inclusão e projetos sociais.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Thiago Silva na ALMT

Thiago Silva na ALMT

Foto: Hideraldo Costa/ALMT

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Thiago Silva (MDB) apresentou no último dia 17, o Projeto de Lei nº 782/2026, que institui a Política Estadual de Universalização de Quadras Cobertas nas Escolas Públicas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.

A proposta estabelece uma política permanente para que todas as unidades escolares da rede estadual contem, no mínimo, com uma quadra poliesportiva coberta, proporcionando infraestrutura adequada para aulas de Educação Física, atividades pedagógicas, eventos culturais, projetos sociais e ações voltadas à comunidade.

Segundo o parlamentar, a iniciativa busca enfrentar uma realidade vivida por diversas escolas mato-grossenses, especialmente em razão das altas temperaturas registradas no Estado, que frequentemente comprometem a realização de atividades esportivas e extracurriculares.

"Investir em infraestrutura escolar é investir no futuro da nossa juventude. Não podemos aceitar que alunos deixem de participar de aulas de Educação Física ou de projetos esportivos, diante do grande calor em nosso Estado, e por falta de um espaço adequado. As quadras cobertas representam mais qualidade no ensino, mais saúde, inclusão e oportunidades para nossas crianças e adolescentes", afirmou o deputado Thiago Silva.

O projeto prevê que a política estadual seja executada com base em um diagnóstico da infraestrutura esportiva das escolas, estabelecendo metas anuais, cronograma de execução, critérios de priorização e estimativa de investimentos. A proposta também prioriza escolas com maior número de estudantes, unidades localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social, municípios com déficit de equipamentos esportivos, escolas de tempo integral e instituições indígenas, quilombolas e do campo.

Outro diferencial da matéria é o incentivo à construção sustentável das quadras, com a possibilidade de utilização de energia solar, sistemas de captação de água da chuva e projetos arquitetônicos adaptados às diferentes realidades regionais, sempre respeitando as normas de acessibilidade.

Além de beneficiar diretamente a comunidade escolar, o projeto autoriza que os espaços possam ser utilizados pela população em horários não letivos, mediante regulamentação específica, fortalecendo projetos sociais, atividades esportivas para crianças e jovens, ações culturais, programas de prevenção à violência e iniciativas voltadas às pessoas idosas e às pessoas com deficiência.

Para Thiago Silva, a escola deve ser um espaço de formação integral. "Uma quadra coberta vai muito além da prática esportiva. É um ambiente de convivência, integração, cidadania e desenvolvimento humano. Queremos que as escolas sejam cada vez mais preparadas para oferecer educação de qualidade e também servir como ponto de encontro das comunidades", destacou.

O deputado ressalta que a prática esportiva contribui diretamente para o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos estudantes, além de estimular valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação. A iniciativa também amplia as possibilidades de realização de competições, apresentações culturais e atividades de contraturno escolar, fortalecendo as políticas de educação integral em Mato Grosso.

O projeto cumpre agora pauta por cinco sessões ordinárias.  

Gabinete do deputado Thiago Silva