Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Lei de autoria de Thiago Silva institui documento de identidade funcional digital para agentes de segurança

A normativa já em vigor, cria a nova identidade, denominada “Funcional Digital”. Ela será expedida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e poderá ser apresentada por meio eletrônico

POR HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / GABINETE DO DEPUTADO THIAGO SILVA  •  25 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 10:03:00  •  46 Acessos

POR HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / GABINETE DO DEPUTADO THIAGO SILVA  •  25 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 10:03:00  •  46 Acessos

Lei sancionada institui documento de identidade funcional digital para policiais e agentes de segurança pública em Mato Grosso, visando proteger a vida desses profissionais e trazer modernização e praticidade.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Thiago Silva na ALMT

Thiago Silva na ALMT

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

O Governo do Estado de Mato Grosso sancionou a Lei 13041/2025 que institui o documento de identidade funcional em formato digital para policiais militares, policiais civis e demais agentes de segurança pública. A medida abrange tanto os que estão em serviço ativo quanto os aposentados. A lei, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), foi publicada no Diário Oficial do Estado do ultimo dia 17.

 A nova identidade, denominada “Funcional Digital”, será expedida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e poderá ser apresentada por meio eletrônico, como smartphones e tablets. A versão impressa do documento continuará sendo emitida, sendo a funcional digital sua equivalente eletrônica.

 De acordo com a lei sancionada, a Funcional Digital terá a mesma validade jurídica do documento físico em todo o território estadual. Ela será aceita para todos os fins legais e regimentais, tanto dentro das corporações quanto per órgãos públicos e privados, facilitando a identificação segura e ágil dos agentes.

A justificativa da Lei destaca que a medida segue uma tendência nacional de digitalização de documentos públicos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), trazendo modernização e praticidade. No entanto, o principal objetivo da lei é a proteção da vida dos profissionais de segurança.

 “O objetivo da Funcional Digital é preferencialmente garantir a segurança dos profissionais, pois com o documento virtual, eles não serão identificados tão facilmente por bandidos, diminuindo assim os riscos de sofrerem, por exemplo, tentativas de homicídio. Além disso, trará maior comodidade e facilidade ao profissional de segurança que terá a sua identificação na tela do seu celular, assim como já funcionada a CNH, a nível Federal”, explicou o deputado Thiago Silva.

 “Importante lei de autoria do deputado Thiago, que garantirá ainda mais segurança aos policiais civis, militares e demais agentes de segurança pública do Estado de Mato Grosso. Parabenizo o nobre deputado pela brilhante iniciativa”, destacou o veterano 2º Ten. PM RR Aparecido Silva.

“A nova lei de autoria do deputado Thiago representa um avanço importante, trazendo mais segurança aos policiais civis, militares e demais agentes de segurança pública de Mato Grosso. Registro meus cumprimentos ao nobre parlamentar pela valorosa iniciativa”, ressaltou o veterano 2º Tenente PM RR Magalhães.”

 O Poder Executivo terá um prazo de 60 dias para abrir licitação destinada à contratação de um serviço para desenvolver e implementar um aplicativo seguro para a emissão, porte e apresentação da Funcional Digital. O edital conterá cláusulas rígidas de responsabilização da empresa contratada, com sanções civis e administrativas em caso de comprometimento da segurança e do sigilo das informações dos agentes.

Gabinete do deputado Thiago Silva