Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 25 de abril de 2023 08h31


FORTALECIMENTO

Frente Parlamentar da Agropecuária é instalada com objetivo de promover desenvolvimento sustentável e propor soluções

Principal articulador e presidente da FPA, deputado Dilmar Dal Bosco, explicou que os interesses do setor serão amplamente debatidos

JUNIOR POYER / Gabinete do deputado Dilmar Dal'Bosco



Deputado Dilmar Dal Bosco, que assumiu a coordenação geral da Frente Parlamentar da Agropecuária

Foto: DANIEL MENEGUINI / ASSESSORIA DE GABINETE

Na sede da FAMATO, o evento contou com a participação de lideranças políticas, dos setores segmentados e amigos

Foto: DANIEL MENEGUINI / ASSESSORIA DE GABINETE

Na noite desta segunda-feira (24), foi instalada a Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso (FPA), evento que aconteceu na sede da Famato, em Cuiabá, e tem como coordenador geral o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (UB), composta pelos deputados estaduais e surge como um espaço de debate para os assuntos relacionados ao setor agropecuário com autoridade e seriedade.

Com a criação da FPA, o setor ganha um espaço importante para discutir assuntos como crédito rural, infraestrutura, logística, sustentabilidade, entre outros temas que são fundamentais para o desenvolvimento do agronegócio. O Valor Bruto da Produção Agropecuária de Mato Grosso é estimado em 204,4 bilhões de reais e corresponde a 16,4% da receita nacional, projetada em R$ 1,249 trilhão. 

Segundo o Deputado Dilmar Dal Bosco, a FPA será uma ferramenta para fortalecer o setor agropecuário em Mato Grosso. "A Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso foi criada para discutir os desafios e oportunidades do setor. Vamos trabalhar em conjunto com as entidades do setor para buscar soluções que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da agropecuária em nosso estado, lembrando que a FPA terá a participação de entidades que representam os produtores rurais e criadores do estado. A expectativa é que a união de esforços entre os parlamentares e as entidades possa contribuir para o fortalecimento do setor agropecuário em Mato Grosso", afirmou o parlamentar.

A instalação da FPA também foi vista com bons olhos pelos setores segmentados e pelos produtores rurais do estado. Para Itamar Canossa, presidente da Acrismat, a criação da frente é uma oportunidade para os produtores rurais terem suas demandas atendidas. "A FPA é um espaço importante para a discussão dos problemas e desafios que os produtores rurais enfrentam. Esperamos que a frente, que agora tem o nosso deputado, Dilmar Dal Bosco a frente, possa contribuir para a criação de políticas públicas que possam ajudar o setor agropecuário de Mato Grosso, para nós, do setor, o benefício é enorme, é de grande importância saber que os deputados estão presentes e sabem das nossas dificuldades, teremos uma frente ampla com boas notícias e um trabalho diferenciado", afirmou Itamar.

Deputada estadual Janaina Riva, que está interinamente como presidente da Assembleia Legislativa enalteceu o trabalho do deputado Dilmar e explicou sobre a importância de ter a frente uma pessoa que tenha conhecimento do assunto e defenda todos os setores. “Quero parabenizar o Dilmar e dizer do quanto será importante essa integração estado, governo federal com a FPA, eu sei do quanto Dilmar conhece das legislações, a Frente tem a missão de defender da agricultura familiar até o agronegócio, especialmente os médios e pequenos produtores que mais precisam de respaldo do poder público”, disse Janaina.

Pecuarista e presidente da Acrimat, Osvaldo Ribeiro explicou que a o setor necessita de um diálogo e entendimento maior e a FPA vem de encontro. “Nós temos a satisfação de ver a criação dessa FPA como uma grande frente de trabalho em prol a agropecuária do estado, o agro vai se desenvolver muito depois dessa frente, nossas decisões, eminentemente, são políticas e nós precisamos de uma frente parlamentar forte e que trabalhe em nosso benefício”, disse Osvaldo.

A criação da Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso mostra a importância do setor para o estado e para o país. Com a união de esforços entre os parlamentares e as entidades, é possível discutir e propor soluções para os desafios que o setor enfrenta, fortalecendo a agropecuária e confiante para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso.

Dilmar ainda salientou sobre a importância dos deputados estarem envolvidos juntamente com os setores responsáveis pelo agronegócio em MT. “Tenho que agradecer os deputados pela confiança depositada em mim, que aprovaram o meu requerimento, que cria a FPA, e que irá discutir assuntos pertinentes a todos os setores segmentados do estado, tratando do pequeno, do médio, do grande, da suinocultura, algodão, da soja, da agricultura familiar, nós não vamos tirar o foco das proposituras das Comissões da AL, queremos tratar do desenvolvimento das cadeias, do homem do campo, do zoneamento socioeconômico ecológico, a segurança jurídica do setor, principalmente sobre as invasões de terras, desmatamento ilegal, entre outros diversos assuntos”, finalizou Dal Bosco.


Gabinete do deputado Dilmar Dal'Bosco

Telefone: (65) 3313-6838