Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Dilmar Dal Bosco

  • Nome civil: Dilmar Dal Bosco
  • Nome parlamentar: Dilmar Dal Bosco
  • Filiação partidária: União Brasil
  • Votação: 42156

Perfil

Casado com Elizabete Geraldini Dal Bosco,  Bete como é conhecida, pai da Kamila, Karolina e da Karina Dal Bosco e avô de Théo e do Lucca, Dilmar Dal Bosco nasceu em 20 de outubro de 1966, no município de Galvão (SC). Em busca de melhores condições de vida, o pai, o agricultor Abel, mudou-se com a mulher, Gema Dal Bosco e os quatro filhos pa...

Casado com Elizabete Geraldini Dal Bosco,  Bete como é conhecida, pai da Kamila, Karolina e da Karina Dal Bosco e avô de Théo e do Lucca, Dilmar Dal Bosco nasceu em 20 de outubro de 1966, no município de Galvão (SC). Em busca de melhores condições de vida, o pai, o agricultor Abel, mudou-se com a mulher, Gema Dal Bosco e os quatro filhos para Sinop, em 1976. Preocupado em ajudar no sustento da família, Dilmar começou trabalhando como engraxate, aos nove anos, pelas ruas de Sinop. Não bastando, também vendia picolés e bolos. 


Apesar das dificuldades, Dilmar não deixou de sonhar. Ele sempre foi apaixonado por futebol e, no início da década de 80, recebeu o convite para jogar no time Dom Bosco, em Cuiabá, mesmo sem receber nenhuma remuneração. Para ajudar nas despesas, Dilmar conciliava os treinos com a entrega de jornais e revistas pela cidade. 


Em 1981, a família foi morar em Cuiabá para que os filhos pudessem continuar os estudos. Dilmar não demorou muito e, aos 16 anos, conseguiu o primeiro emprego formal, como contínuo em um banco, aonde, em poucos anos, chegou ao posto de gerente geral 


Foi nesse trabalho que Dilmar conheceu Elizabete Geraldini Dal Bosco, com quem se casou. Em 1992, a convite do irmão Dilceu, Dilmar voltou para Sinop para ser sócio de uma empresa de eletrificação, a Eletro Amazônia. Sempre engajado nas questões políticas, Dilmar atuou nos bastidores das campanhas de Nilson Leitão e do irmão Dilceu. 

Em 2010, teve que tomar a decisão de deixar de coordenar o pleito para ser candidato a deputado estadual. Com o apoio dos amigos e da família, foi eleito 22.284 votos. Nos três primeiros anos de mandato Dilmar já era apontado como um dos deputados mais atuantes da Assembleia Legislativa. 
 

Na eleição seguinte, em 2014, Dilmar foi reeleito com quase o dobro dos votos da primeira eleição, demonstrando o reconhecimento da população pelo seu trabalho. Durante esse mandato, ele se destacou pela sua atuação na defesa do setor madeireiro, do agronegócio e do setor atacadista, além de lutar pela redução de impostos e pela boa gestão da máquina pública.
 

Além de seu trabalho como deputado estadual, Dilmar também é um grande defensor dos direitos das minorias e sempre esteve presente em movimentos sociais e eventos que buscam promover a inclusão e a igualdade de oportunidades. 

2019, Dilmar concorreu novamente à reeleição, conquistando 28.827, para seguir com seu terceiro mandato consecutivo. Dilmar se tornou um dos principais articuladores políticos do estado, sempre buscando soluções para os problemas mais urgentes da população. 
 

Em 2022, com uma base mais atuante e com os serviços desenvolvidos em prol de Mato Grosso e das classes que atua fortemente, obteve a histórica marca de 42.156 votos, que o conduziram ao seu quarto mandato. 
 

Líder de governo na gestão do Governador Pedro Taques, Dilmar foi novamente convidado pelo atual governador, Mauro Mendes, para seguir na liderança desde o início do mandato, em 2019 até atualmente. 
 

Ao longo de sua carreira política, Dilmar Dal Bosco já recebeu diversas homenagens e prêmios em reconhecimento ao seu trabalho em prol do desenvolvimento de Mato Grosso. Entre as principais conquistas de sua trajetória estão a aprovação de projetos de lei que beneficiaram a população do estado e a criação de programas sociais que ajudaram a melhorar a vida de milhares de pessoas. 
 

Dilmar Dal Bosco também carrega no sangue a paixão pelos cavalos, atuando como criador e incentivador desse universo, que virou um ponto de encontro da família. As cavalgadas, provas e rotinas de manejo reúnem esposa e filhas em torno da mesma paixão, fortalecendo laços familiares, mantendo viva a tradição do campo e fazendo do Haras um espaço de convivência, trabalho e amizade em todas as gerações. 
 

Dilmar é formado em Administração, pela Faculdade FASIPE, de Sinop, em Marketing, pela Faculdade FAIPE e pós-graduado em Direito Público, também pela FAIPE, de Cuiabá e, atualmente, cursando direto na mesma faculdade.
 

Atualmente, Dilmar segue firme em sua missão de lutar por um Mato Grosso mais justo, desenvolvido e próspero para todos. Sua atuação na Assembleia Legislativa continua sendo um exemplo de dedicação, comprometimento e trabalho em prol da população. 
 

Dilmar dará continuidade nas lutas pela geração de emprego e renda, boa gestão da máquina pública, redução de impostos, por mais investimentos na saúde, educação e segurança para população mato-grossense e apoio a diversas classes, como: setor madeireiro, setor atacadista, setor do agronegócio, entre outros.

 

Dilmar Dal Bosco - “O Deputado da Família!”

Quantidade Quant
Produção Legislativa Prod. Legislativa
Porcentagem
4
Moção de pesar
7
Projeto de lei complementar
16
Requerimento
35
Indicação
80
Projeto de resolução
91
Projeto de lei
196
Moção de aplausos
Total de proposições em tramitação: 429
Comissões parlamentares: 12

Notícias

Galeria de imagens

Leis

Lei Ordinária - 13224/2026
Institui, como símbolo da Piscicultura Mato-grossense, a espécie de peixe pintado (pseudoplatystoma corruscans).
Lei Ordinária - 13215/2026
Declara de utilidade pública a Associação de Taekwondo, Artes e Cidadania - ATAC, de Santa Rita do Trivelato.
Lei Ordinária - 13210/2026
Declara de utilidade pública a Associação Tapuraense Esporte Clube - ATEC, de Tapurah.
Lei Ordinária - 13173/2025
Institui o Dourado (Salminus brasiliensis), e Tucunaré (Cichla ocellaris), como símbolos da Pesca Desportista, da Pesca Científica, dos Sítios Pesqueiros Estaduais, do Turismo Pesqueiro, e pertencentes ao acervo do patrimônio cultural imaterial do Estado de Mato Grosso.
Lei Ordinária - 13171/2025
Dispõe sobre a inclusão, na lista de prioridades para distribuição de moradias (casas ou apartamentos) realizadas pelo Programa Estadual de Habitação, das crianças ou adolescentes, órfãos de vítimas de feminicídio, que não possuem casa própria.
Lei Ordinária - 13159/2025
Altera o § 1º do art. 27 da Lei nº 9.096, de 16 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a Política da Pesca no Estado de Mato Grosso e dá outras providências.
Lei Complementar - 832/2025
Acrescenta o § 1º-A ao art. 12 e o § 1º-A ao art. 41 da Lei Complementar nº 631, de 31 de julho de 2019, que dispõe sobre a remissão e anistia de créditos tributários, relativos ao ICMS e sobre reinstituição e revogação de benefícios fiscais, nos termos da Lei Complementar Federal nº 160, de 7 de agosto de 2017 e do Convênio ICMS 190/2017, nas hipóteses e condições que especifica, bem como sobre alterações de benefícios fiscais relativos ao ICMS; altera as Leis nº 7.098, de 30 dezembro de 1998, e nº 7.958, de 25 de setembro de 2003, e as Leis Complementares nº 132, de 22 de julho de 2003, e nº 614, de 5 de fevereiro de 2019, e dá outras providências.
Resolução - 10867/2025
Concede o Título de Cidadão Mato-grossense ao Senhor Tiago Matheus Silva Bilhar.
Resolução - 10866/2025
Concede o Título de Cidadão Mato-grossense ao Senhor Rodrigo Lampugnani.
Resolução - 10865/2025
Concede o Título de Cidadã Mato-grossense à Senhora Daniella do Nascimento Schettino.