Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 18 de novembro de 2019 08h30


UNIÃO LEGISLATIVA

ALMT participa da 23ª Conferência Nacional da Unale

Maior encontro de parlamentares da América Latina acontece de 20 a 22 de novembro, em Salvador

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM), estará presente na 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), maior encontro de parlamentares da América Latina, que acontecerá no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), em Salvador, nos dias 20, 21 e 22 de novembro. 

Botelho recebeu o convite do presidente da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado Kennedy Nunes (PSD-SC), durante visita ao Parlamento mato-grossense no mês passado.

Na extensa pauta da conferência, o primeiro dia será de debates simultâneos com as entidades legislativas, como a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), Interlegis, Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM); Parlamento Amazônico, além da abertura oficial à noite.

Já no segundo dia, Cases de Humanização, com a Ouvidoria do Congresso Nacional e Câmara dos Deputados. Também os painéis: "O impacto da transformação digital nos relacionamentos", com o jornalista palestrante Marcelo Tas; "Humanização da Reforma Tributária", com o secretário de Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha; "Imunidades e garantias parlamentares", com o procurador de Sergipe, Evânio José de Moura Santos. Além do encontro de delegações estrangeiras.

Já no terceiro dia, a programação segue com Cases de Humanização, com a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). Exibição de vídeos dos eventos simultâneos com abordagens sobre humanização das entidades legislativas. E os painéis: "Diáspora, atendimento humanizado às comunidades brasileiras vivendo no exterior"; "Política Tradicional – a extinção"; entrega do troféu Gratidão; reunião do colegiado de presidentes das assembleias legislativas e a premiação Assembleia Cidadã. 

PRÊMIO – A ALMT vai concorrer ao prêmio Unale em duas categorias: Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais, com dois vídeos: Ingresso Social e Corrida pela Vida. Ações realizadas pela Assembleia Social, sob o comando de Sonia Meira Botelho e da coordenadora Daniella Paula de Oliveira.

Ingresso Social - Um Espetáculo de Cidadania: promoção cultural e desenvolvimento social, referente às ações sociais realizadas no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, anexo à ALMT, que arrecada alimentos às instituições filantrópicas por meio do ingresso social. Permite a entrada em espetáculos artísticos, mediante entrega de um donativo e o acesso gratuito de grupos sociais a eventos culturais, com destaque ao Agendamento Escolar.

Corrida pela Vida - Salvar vidas! Com este propósito, a ALMT realiza o projeto Corrida pela Vida há dois anos, no mês de setembro. Na última edição, foram 1,5 mil corredores, nas categorias Feminino, Masculino e Pessoa com Deficiência. Todas as inscrições foram feitas gratuitamente com a contrapartida, apenas, da doação de sangue de cada um, em benefício do Hemocentro-MT, único banco de sangue público do estado. Isso significou pelo menos 22.350 vidas salvas a partir de um ato de caridade.

CNLE - O prêmio Assembleia Cidadã, que tem objetivo de contemplar os projetos destaques nas categorias Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais, visa incentivar a modernização dos processos legislativos, o atendimento humanizado ao cidadão e a melhoria da sociedade como um todo.


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760