Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 18 de novembro de 2022 06h30


HISTÓRIA

ALMT realiza exposição de selos postais do Brasil e do mundo

A exposição “Uma Viagem à Filatelia” conta com diversos temas e ficará aberta para visitação durante três semanas

RENATA NEVES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio do Instituto Memória, realiza a exposição “Uma Viagem à Filatelia”. A exposição acontece no saguão de entrada da Casa de Leis e apresenta selos postais do Brasil e do mundo.

 

De propriedade de colecionadores mato-grossenses, os materiais estão distribuídos por tema e serão exibidos durante três semanas. Na primeira semana, os colecionadores Ruben Fábio Matos Ferreira, Daniel Lopes e Paulo César Serante apresentam uma seleção especial de selos com os temas: poetas da língua portuguesa, barragens e hidrelétricas e Copa do Mundo, respectivamente.

 

Entre os escritores homenageados por meio dos selos, estão Mário de Andrade, Amoroso Lima, Gilka Machado, Maurício de Souza, Dias Gomes, Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida, Tobias Barreto, Gilberto Freire, Vinicius de Moraes, Ruben Braga, Otto Lara Resende, Antônio Francisco da Costa e Silva Luis da C. Cascudo, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Mário Quintana, Clarice Lispector, José Américo de Almeida, José do Patrocínio e Monteiro Lobato.

 

Na lista de hidrelétricas e barragens constam a hidrelétrica de Três Gargantas, que figura entre as maiores do mundo e está localizada na China; a Central Hidrelétrica de Minas Gerais, primeira usina hidrelétrica brasileira, inaugurada em 1889; a usina Itaipu e a Grand Coulee, localizada nos Estados Unidos, entre outras.

 

A história das Copas do Mundo será contada por meio de selos que eternizaram as diversas edições da competição, começando por 1950 até as edições mais recentes, incluindo o selo que marca a participação de Cuiabá como cidade-sede, na Copa de 2014.

 

Colecionador de selos (filatelista) há 40 anos, Paulo César Serante é presidente do Clube Filatélico e Numismático de Cuiabá e dono de uma coleção que conta com milhares de selos. Apaixonado pela atividade, ele destaca a satisfação em torná-la conhecida, por meio da exposição. “Eu comecei a minha coleção em 1982. Eu era office boy e fui trabalhar em um escritório de contabilidade. O gerente desse escritório comprava selos e eu ia aos Correios muitas vezes e acabou despertando esse desejo em mim. Eu fui juntando aos poucos e também já presenteei muitas pessoas. Além de um grande valor sentimental, o meu acervo também tem valor pecuniário, pois muitos selos são raros”, conta.

 

Segundo ele, a exposição também é uma forma de homenagem a Ruben Fábio Matos Ferreira, que coleciona selos há 65 anos e, no evento, apresenta sua coleção de “poetas da língua portuguesa”. Na próxima semana, a exposição abordará os temas “selos lançados em Mato Grosso”, “Walt Disney” e “lojas e ilustres maçons”. Já na terceira e última semana, serão expostos selos com as temáticas “uniformes militares”, “povos indígenas do Brasil” e “Natal”.

 

A superintendente do Instituto Memória do Poder Legislativo, Mara Visnadi, explica que a ação realizada em parceria com o Clube Filatélico e Numismático de Cuiabá tem o objetivo de “promover um espaço de visitação e aprendizagens na Assembleia Legislativa” e faz parte de um projeto maior, denominado “Semear Memória, Colher Cidadania”, que incluirá a realização de exposições itinerantes pelo estado.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Relacionadas


Imagens