Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 23 de novembro de 2022 07h43


SOLENIDADE

ALMT realiza sessão especial para homenagens e entrega de honrarias

Conduzida pelo deputado Gilberto Cattani (PL), a solenidade homenageou 42 pessoas com entrega de títulos de cidadão mato-grossense e Moção de Aplauso, além de comendas e medalhas.

MAÍRA NIENOW / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Helder Faria

Em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (22), a Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT) fez a entrega de honrarias a entidades e personalidades das mais diversas áreas de atuação, que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Conduzida pelo deputado Gilberto Cattani (PL), a solenidade homenageou 42 pessoas com entrega de títulos de cidadão mato-grossense e Moção de Aplauso, além de comendas e medalhas.

A maior parte dos homenageados foram agraciados com título de cidadão mato-grossense, concedido a pessoas que nasceram fora do estado, mas que prestaram relevantes contribuições a Mato Grosso. Para Cattani a honraria busca reconhecer o esforço dessas pessoas que aqui se estabeleceram. “A população de Mato Grosso é uma miscigenação de raças de diversas regiões do país, então essa homenagem representa o reconhecimento da importância dessas personalidades que acreditaram no estado”, afirmou.  “Muitos vieram para cá para sofrer e fazer do Mato Grosso o que ele é hoje, mas tiveram sua recompensa tanto na vida pessoal como no desenvolvimento de toda essa região”, destacou o parlamentar.

Dentre os homenageados, está o goiano Luiz Divino Silva, um dos fundadores do município de Nova Mutum que recebeu a medalha Lenine Póvoas de Honra ao Mérito Cultural, pela fundação da Orquestra Jovem. “É uma satisfação para mim e minha família receber essa homenagem”, fala com orgulho. “Cheguei à região, em 85 e quando você chega numa cidade que não tem nada, acaba participando de diversas iniciativas que contribuem com a qualidade de vida da população. A orquestra é um desses projetos que ajudei a concretizar e hoje atende quatrocentos alunos ``, completou.

Ainda na área social, a coordenadora da Pastoral da Criança, Kety Casanova, recebeu Moção de Congratulação pelo trabalho realizado junto às famílias em situação de vulnerabilidade. “Há trinta anos a pastoral está no município e atende crianças de zero a seis anos e acompanha os cuidados com alimentação e acompanhamento do desenvolvimento nessa primeira infância”, relata a coordenadora. “O reconhecimento de hoje destaca o trabalho que hoje impacta na vida de 200 famílias acompanhadas pela pastoral”, afirma a coordenadora.

Um dos agraciados com a Moção de Aplauso foi o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER). Para o coordenador da unidade, tenente-coronel Ernesto Xavier de Lima Júnior, a homenagem destaca a importância do Ciopaer hoje, não só na segurança pública, mas também em ações de salvamento, combate a incêndio e desmatamento e em especial na área da saúde. “Além do socorro para transportar pacientes que precisam de atendimento imediato, como nos casos de transplante. O Ciopaer foi fundamental na distribuição de vacinas contra Covid, para as cidades do interior”, destaca o Lima. “A unidade fez o transporte de mais 4 milhões de doses para todo estado”, complementou.

A Moção de Aplauso também foi entregue ao presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Ribeiro, pela importância do setor para a economia do estado. “É um orgulho ser reconhecido pela importância que a entidade traz nos seus 52 anos de existência”, comemora. “Se fosse um país, Mato Grosso seria um dos maiores exportadores de carne do mundo”, destacou o presidente. “Isso é motivo de orgulho muito grande, mas também pagamos penas muito grande pelo excesso de produção, porque o mercado interno hoje não está absorvendo a nossa carne”, afirmou. Segundo ele, a demanda externa é muito boa, mas a maior dificuldade atualmente com o mercado interno se dá pelo contexto econômico e situação política.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Relacionadas


Galeria de Imagens