Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa abre inscrições para palestras do 1º Prêmio de Jornalismo do Parlamento

Inscrições gratuitas seguem de 13 a 23 de janeiro; palestras com Fernando Mitre e Marcelo Vitorino serão realizadas durante a cerimônia de entrega do prêmio

POR ITIMARA FIGUEIREDO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  13 DE JANEIRO DE 2026 ÀS 12:44:00  •  343 Acessos

POR ITIMARA FIGUEIREDO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  13 DE JANEIRO DE 2026 ÀS 12:44:00  •  343 Acessos

Inscrições para palestras com Fernando Mitre e Marcelo Vitorino começam em 13 de janeiro, como parte da cerimônia do 1º Prêmio de Jornalismo da ALMT.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Foto: EQUIPE CRIAÇÃO/ALMT

Estão abertas e seguem até o próximo dia 23, as inscrições para as palestras com nomes de destaque nacional da Comunicação: o jornalista Fernando Mitre (@fernandomitrereal) e o consultor de marketing político Marcelo Vitorino (@mvitorino), que serão realizadas no dia 29 de janeiro, como parte da cerimônia de entrega do 1º Prêmio de Jornalismo – Trofeu Parlamento, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 19 horas.

Destinadas a profissionais e universitários da área de Comunicação, os interessados podem se inscrever direto no portal al.mt.gov.br ou AQUI, para se inscrever gratuitamente e garantir o certificado de participação. 

 “É uma oportunidade única para os profissionais da imprensa e estudantes se atualizarem, trocarem experiências e se prepararem ainda mais para cobrir períodos importantes da democracia, sempre com ética, responsabilidade e compromisso com a verdade”, afirmou o secretário de Comunicação Social da ALMT, coronel Henrique Santos.

Autor do livro “Nos Bastidores da Tevê – Debate na Veia”, Fernando Mitre ministrará a palestra “A missão do jornalismo na cobertura ética de uma eleição”, na qual abordará os desafios da atuação jornalística em períodos eleitorais, a intensidade da polarização partidária e o combate à desinformação. “Na minha palestra, nesta minha primeira visita a Cuiabá, nós vamos avaliar o que se pode tirar como lições, exemplos e sugestões de uma experiência de cobertura de mais de 50 eleições e debates eleitorais. Aqui entra a analise da evolução da tecnologia, as mudanças no sistema de comunicação, o ritmo delas e os novos desafios que chegam”, afirmou.

Já Marcelo Vitorino apresentará a palestra “A inteligência artificial como aliada da comunicação”, trazendo reflexões práticas sobre o uso de ferramentas de IA no cotidiano dos profissionais da área. “Uma palestra que traz o uso de ferramentas de inteligência artificial para o dia a dia dos profissionais de comunicação, na pesquisa e apuração de dados, na organização de tarefas, e como parceiro na produção de conteúdos”, descreveu Vitorino.

Santos destaca que esse debate antecede o clima de expectativa para a grande revelação dos vencedores do 1º Prêmio ALMT de Jornalismo, que integra a programação especial dos 190 anos da ALMT. “É o reconhecimento de quem informa, esclarece e ajuda a população a entender melhor a política e a sociedade. A Assembleia acredita na força da imprensa e valoriza quem trabalha sério, perto do povo e com responsabilidade. É assim que celebramos nossa história, investindo em conhecimento, diálogo e valorização do jornalismo mato-grossense”, disse o coronel Santos.

Durante reunião com a equipe, nesta segunda-feira (12), o secretário-adjunto da Secom da ALMT, jornalista José Marques, falou sobre a importância da inscrição para as palestras. 

“É fundamental que os profissionais fiquem atentos ao prazo de inscrição. Basta acessar o link disponível na página da ALMT e confirmar. Esse é um momento histórico, pois o prêmio nasce com a proposta de valorizar todos os comunicadores que atuam na construção da informação em Mato Grosso, incluindo também os universitários”, destacou o secretário adjunto.

Prêmio – Troféu Parlamento é um concurso para premiar talentos, reconhecer jornalistas regionais e destacar a relevância de suas contribuições para a sociedade mato-grossense, por meio da divulgação de assuntos discutidos em sessões plenárias, comissões permanentes e temporárias, audiências públicas que resultam em leis e ações produzidas pelo Poder Legislativo de Mato Grosso. 

O 1º Prêmio de Jornalismo da ALMT recebeu 293 inscrições de trabalhos de profissionais de comunicação de todo o estado. Durante a cerimônia, serão premiados os trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, reconhecendo a excelência e o compromisso com a informação de interesse público. O 1º lugar será premiado com R$ 20 mil.

Secretaria de Comunicação Social