Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022 11h44


EDUCAÇÃO

Botelho pede a Seduc reforma de escola no Parque Cuiabá

Mil e seiscentos alunos precisam de melhorias no espaço oferecido pela Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano.

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Deputado Botelho durante solicitação de reforma da escola ao secretário Alan Porto

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Ao constatar as condições precárias na estrutura da Escola Estadual Professor Heliodoro Capistrano, no Parque Cuiabá, o deputado Eduardo Botelho (União) solicitou ao secretário de estado de Educação, Alan Porto, urgência na reforma da escola. Botelho esteve na Secretaria Estadual de Educação – Seduc, na tarde desta sexta-feira (18), após visitar a escola e verificar in loco a situação da unidade escolar que mantêm 1,6 mil alunos.  

O diretor da E. E. Prof. Heliodoro Capistrano da Silva, Edinilson Luiz Gonsalves relatou a Botelho as dificuldades enfrentadas para atender o aumento no número de alunos, inclusive dos bairros circunvizinhos, como o Real Parque, Altos do Parque, Jardim Paulicéia, Parque Atalaia, Nossa Senhora Aparecida e, até alguns do Nova Esperança, Santo Antônio de Leverger, Osmar Cabral, Pascoal Ramos.

Gonsalves ressaltou que a demanda de alunos na escola é muito grande. São 20 salas aulas no período matutino para alunos do Ensino Médio, mais 20 salas de aulas à tarde, para os do Ensino Fundamental e nove turmas no período noturno, para os do Ensino EJA, Fundamental, Médio e Regular.  

A situação piorou, conforme o diretor, depois do fechamento da Escola Salim Felício, uma vez que foi preciso transformar em salas de aulas o laboratório de informática e a biblioteca para acolher esses estudantes. Relatou, ainda, que a sala dos professores não comporta mais a demanda, fato agravado por não terem espaço para hora-atividade; a cozinha e o refeitório também não comportam o número de alunos.  

“Além de outras demandas que temos como o problema no muro da escola que acaba trazendo transtornos. Mas, dentro das nossas possibilidades estamos fazendo o possível e impossível para atender a nossa comunidade, mas não com tanta qualidade como gostaríamos. Acreditamos que com apoio do deputado possamos obter um olhar com o carinho que a nossa comunidade merece”, disse o diretor.

Na oportunidade, Botelho relatou os fatos que vivenciou na escola para o secretário e disse que saiu satisfeito ao receber a garantia de que a equipe técnica estará na escola na próxima semana para fazer as adequações no projeto para reforma geral.  

“Já está definido com o secretário que, até no máximo 60 dias, devemos começar essa obra. Estive lá na escola e verifiquei toda a situação, a quantidade de alunos e, constatei que realmente precisa de reparos e ampliação. É um resultado positivo, o secretário atendeu prontamente as nossas solicitações e encaminhou em caráter de urgência”, destacou Botelho.  

Após a reunião com o deputado, o secretário falou sobre os encaminhamentos. “Recebemos o deputado Botelho, numa reunião super produtiva com duas pautas. A primeira demanda foi a escola Salim Felício, essa obra vai ser publicada a licitação no início de março. Quero agradecer o deputado Botelho que tem sido grande parceiro da educação em Mato Grosso. Falamos sobre a escola estadual Heliodoro, onde a nossa equipe vai estar lá na próxima semana para fazer o levantamento. Também vai entrar na nossa demanda, vai ser mais uma escola que vamos licitar e fazer a reforma geral dessa unidade. Vamos atualizar o projeto da Heliodoro, adequar, para publicar a licitação. A infraestrutura é muito antiga e precisa passar por adequações de refeitórios, cozinha, parte elétrica, salas de aulas, cobertura. Então, é uma reforma geral que vai contemplar todos esses itens. Com certeza neste semestre tem que começar essa obra lá”, garantiu Porto.

Também receberam Botelho na escola os seguintes coordenadores: Jacksandra Leite, Graziano Uchôa e Letícia Ceron.

 

 


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760