Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 10h43


ÁGUA

Botelho pede agilidade na perfuração de poços artesianos nas comunidades

Metamat vai solicitar a Sema para que o CAR fique sob a responsabilidade do município e autora do poço artesiano

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete do deputado Eduardo Botelho



Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Em reunião com o presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Juliano Jorge Boraczynski, o deputado Eduardo Botelho (União), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa (ALMT), recebeu a garantia de que ações serão intensificadas para agilizar a perfuração de poços tubulares para captação de água em Mato Grosso.

Ontem (22), na sede da Companhia, o presidente Juliano Jorge explicou a Botelho que um dos entraves é a alteração no sistema para o pedido de autorização para a construção dos poços, que antes era feito manual, mas o novo programa digital passou a exigir o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Contudo, observou o presidente, a grande maioria não tem esse documento.  

“Vamos fazer o entendimento com a Sema [Secretaria de Estado de Meio ambiente] para que o CAR fique sob a responsabilidade do município e autora do poço. A meta é a de construir 200 poços, por isso, a parceria com a Assembleia é fundamental!”, disse Juliano Jorge.

Conhecedor das dificuldades de cada região, Botelho já viabilizou poços para os moradores das comunidades João e Maria de Barra do Bugres, Nova Esperança de Jangada e mais dois em Mata Cavalo, de Nossa Senhora do Livramento, também indicou outras localidades para receberem o empreendimento: Água Doce, Buriti Fundo; Pindaival e Monjolo – Rosário Oeste, Gleba Bonanza – Nobres, Cabeceira do João Cuiabá, Mata Cavalo de Cima e de Baixo – Nossa Senhora do Livramento; Gleba Resistência – Santo Antônio de Leverger, São Bom Jesus e Buritizal – Barão de Melgaço e Pacu – Planalto da Serra, dentre outras.  

“Estamos lutando por essa questão de água desde o governo passado. E este governo entendeu essa necessidade e acatou a nossa sugestão criando esse programa de Água para Todos, que vai levar água para as comunidades pequenas, assentamos, comunidades rurais. Essa construção de poços vai aliviar, e muito, o sofrimento da população. Já foram executados mais de 170 poços artesianos nesse programa. Temos a previsão de fazer mais de mil poços para ajudar as inúmeras comunidades mato-grossenses”.

Ação – O trabalho em parceria vem ajudando a levar água para diversas comunidades. Recentemente, a Metamat adquiriu a primeira perfuratriz, equipamento que realiza a perfuração no solo, e já recebeu mais emenda federal para a segunda máquina.  

“Hoje estamos perfurando em aldeias indígenas, quilombolas e grandes assentamentos onde mais de 1,5 mil famílias não têm água para fazer comida, tomar banho ou beber. Isso é falta de dignidade com o ser humano. Então, estamos em parceria com os deputados, o governador tem nos ajudado muito pelo fortalecimento da Metamat, e até o final do ano fazer uma grande quantidade de poços para mais de 50 mil famílias”, informou Juliano Jorge.

 

 


Gabinete do deputado Eduardo Botelho

Telefone: (65) 3313-6760