Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Deputado Eduardo Botelho destaca importância do esporte na abertura dos Jogos Escolares de MT

Abertura ocorreu na sexta-feira (24), no Estádio Moça Bonita, em Arenápolis, sede das disputas do Médio-Norte, com delegações de 16 municípios e mais de 1500 estudantes competidores

POR GABRIELA ABREU CARVALHO / GABINETE DO DEPUTADO EDUARDO BOTELHO  •  27 DE ABRIL DE 2026 ÀS 17:17:00  •  75 Acessos

POR GABRIELA ABREU CARVALHO / GABINETE DO DEPUTADO EDUARDO BOTELHO  •  27 DE ABRIL DE 2026 ÀS 17:17:00  •  75 Acessos

Deputado Eduardo Botelho (MDB) abriu os Jogos Escolares 2026 em Arenápolis, reunindo mais de 1.500 estudantes de 16 municípios do Médio‑Norte. O evento, com futsal, vôlei, basquete e handebol, busca integrar a região e incentivar o talento esportivo. Botelho destacou o valor do esporte na formação dos jovens; o prefeito Éder Marquis agradeceu a parceria entre deputados e prefeitos para melhorar saúde, educação e infraestrutura.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Foto: VANDERSON FERRAZ SANTOS

O deputado Eduardo Botelho (MDB) participou, na noite de sexta-feira (24), da abertura oficial da etapa regional Médio Norte dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses 2026, realizada no Estádio Moça Bonita, em Arenápolis. O parlamentar atendeu convite do prefeito Éder Marquis, anfitrião do evento.

 A competição é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com os municípios sedes das regionais. Arenápolis sedia as disputas da região Médio-Norte, que reúne mais de 1.500 estudantes, com idades entre 12 e 17 anos., representando 16 municípios. Os jogos acontecem em diferentes espaços esportivos da cidade, contemplando modalidades como futsal, vôlei, basquete e handebol, nas categorias masculina e feminina. A iniciativa tem o objetivo também de integração entre os municípios e incentivando o talento esportivo de estudantes da região.

 Durante a solenidade de abertura, Botelho destacou a importância do esporte na formação dos jovens e relembrou sua trajetória como educador, inclusive no próprio município.

“Quero deixar uma mensagem para vocês, participem dessa competição com garra e determinação. Superem o cansaço e os obstáculos, mas, sobretudo, saibam ganhar com humildade e perder com dignidade. Valorizem o trabalho em equipe e levem para a vida as experiências vividas aqui, de luta, companheirismo e solidariedade. Todos vocês já são vencedores por estarem participando”, afirmou o deputado.

O prefeito Éder Marquis ressaltou a parceria com o parlamentar e o apoio contínuo ao desenvolvimento da região. Segundo ele, investimentos em áreas como esporte, educação, saúde e infraestrutura têm impulsionado melhorias concretas nos municípios.

“Quero cumprimentar o deputado Botelho, um dos parlamentares que mais contribuem com Arenápolis. Deputado, o senhor mora no coração dessa cidade, e essa cidade também o abraça. Aqui na região, as coisas acontecem porque temos resultado do trabalho de deputados comprometidos. Mas também contamos com prefeitos corajosos, como o Marronzinho, de Denise, o Jefferson, de Nova Marilândia, e o Luiz Fernandes, de Santo Afonso. Trabalhamos em parceria, tomando decisões conjuntas para melhorar a vida da nossa população. Agradeço a todos vocês por ajudarem a fortalecer a nossa região”, destacou. O prefeito ainda completou enfatizando que esse evento só acontece graças ao trabalho conjunto.

 O secretário municipal de Esportes e Lazer, Douglas Dorileo, enfatizou a dimensão do evento, considerado o maior da fase regional no estado. Ele agradeceu o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e destacou o fortalecimento do esporte no município.

“Hoje temos 16 cidades representadas e mais de 1.500 atletas. Esse crescimento é resultado de uma gestão que prioriza o esporte e de parcerias importantes, como a do deputado Botelho, que sempre destinou recursos para manter nosso calendário esportivo ativo”, afirmou.

 Representando a Diretoria Regional de Educação de Diamantino, Marcileide Felix da Silva destacou o papel dos jogos na formação integral dos estudantes.

“O esporte, aliado à educação, contribui para o desenvolvimento do espírito de coletividade, respeito, disciplina e convivência com a diversidade. Esses jogos são fundamentais para a formação dos nossos jovens”, pontuou

Gabinete do deputado Eduardo Botelho