Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Cantora Renata Crizanto apresenta show autoral no Teatro Zulmira nesta sexta

Produção terá duas apresentações, uma em Cuiabá e outra em Alta Floresta

POR PRISCILA MENDES / TEATRO DO CERRADO ZULMIRA CANAVARROS  •  30 DE ABRIL DE 2024 ÀS 09:46:00  •  124 Acessos

POR PRISCILA MENDES / TEATRO DO CERRADO ZULMIRA CANAVARROS  •  30 DE ABRIL DE 2024 ÀS 09:46:00  •  124 Acessos

Foto: David Wesley/Divulgação

A cantora e compositora Renata Crizanto, de Alta Floresta, estreia nesta sexta-feira (3), um show inédito com repertório autoral eclético. Será no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 20h, e a entrada é um brinquedo novo ou usado em bom estado.

A apresentação desta sexta-feira é a primeira do projeto Canto-Transição, de Renata Crizanto. O segundo show será na cidade natal da artista, Alta Floresta, em 17 de maio, também às 20h, no Teatro Agostinho Bizinoto. Lá, a entrada é gratuita.

Renata atua na chamada ‘nova MPB’ e suas composições têm letras e melodias com influências diversas, com repertório que vai do pop à guarania (estilo musical de origem paraguaia). A cantora produziu um espetáculo que deve emocionar e surpreender a plateia com letras e melodias envolventes.

"É a concretização de um sonho poder levar e mostrar a minha música a duas cidades que fazem parte da minha história. Eu já morei em Cuiabá e fiz parcerias musicais na cidade. Retornar com um show autoral e em uma casa tão conceituada é incrível e me enche de esperança. Eu me sinto muito honrada de poder refletir sobre essa dicotomia de orbitar em tantos espaços e poder oferecer a minha música ao público!", exclama a anfitriã.

Dani Paula Oliveira, superintendente da Assembleia Social e diretora do Teatro Zulmira, destaca a importância de abrir as portas do espaço cultural para o projeto. “A produção cultural mato-grossense é muito rica e é importante sempre apresentar o que temos em cada canto deste Estado. Renata Crizanto desenvolveu um trabalho lindo e potente com toda a pluralidade da música brasileira produzida em Mato Grosso. Esperamos todos vocês para curtirmos, juntos, Canto-Transição”. 

Os shows foram contemplados pelo edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), com apoio da Assembleia Social, do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude de Alta Floresta.

Oficinas em Alta Floresta - Para os interessados em produção musical, serão ministradas oficinas aos jovens e adultos de Alta Floresta. No dia 18 de maio, a partir das 14h horas, no Centro Cultural - Praça da Cultura, será ministrada uma oficina de baixo com Paulinho Nascimento, uma oficina de produção cultural com Alessandra Grandini e uma oficina sobre as etapas de produção musical com a própria Renata Crizanto.

Sobre a cantora e compositora - Filha de migrantes nordestinos, Renata Crizanto nasceu em Alta Floresta, interior de Mato Grosso, a 840km da capital Cuiabá. De família muito musical, acompanhou alguns de seus familiares que já se apresentam profissionalmente há vários anos. Seus tios participavam da Folia de Reis e puxavam a festa no interior da Bahia e também fabricavam instrumentos musicais. Além disso, uma sobrinha e um irmão já fazem da música a principal fonte de renda. 

Agora é a vez da Renata investir tempo e dedicação na carreira autoral, algo que almeja desde a adolescência, mas que ainda não tinha investido por falta de recursos financeiros.

Quando morou em Cuiabá, entre 2017 e 2019, para fazer o seu Mestrado em Antropologia Social, Renata se apresentou em vários lugares da cidade, como o Trigoria e a choperia do Sesc Arsenal. 

Streaming - Mesmo vivendo a música de forma autodidata desde a infância, foi somente em 2020 que Renata gravou sua primeira canção autoral, disponível em todas as plataformas de streaming, entre elas, o Spotify (https://open.spotify.com/intl-pt/artist/2xa59NQdNg685JqKB0BM5U).

 

Serviço: 

Show Canto-Transição, por Renata Crizanto 

Agenda de apresentações:

Data: Sexta-feira (3), às 20h

Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

Entrada: 1 brinquedo novo ou em bom estado de conservação

 

Data: 17 de maio, às 20h

Local: Teatro Agostinho Bizinoto, na Praça do Avião, em Alta Floresta

Entrada gratuita

 

Mais informações: (66) 99224-4918

 

* Com assessoria

Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros