Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 12 de setembro de 2022 15h25


ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

CST das micro e pequenas empresas prepara relatório final

Ampliar o investimento para industrialização, as concessões dos benefícios fiscais e o acesso aos créditos com taxas diferenciadas estão entre as questões que serão trabalhadas

MAÍRA NIENOW / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Câmara Setorial Temática (CST) de Fomento as Micro e Pequenas Empresas e Agricultura Familiar de Mato Grosso realizou sua última reunião de trabalho em encontro que aconteceu na manhã de hoje (12), na Assembleia Legislativa. Os membros discutiram os principais pontos que serão abordados no relatório final, previsto para ser entregue em outubro próximo.

“Com base em todas as questões que foram discutidas durante os encontros, o relatório trará como diretrizes o apontamento de gargalos e entraves que dificultam o desenvolvimento das ações de fomentos”, explica o presidente Benedito Dias Pereira. “A partir desses apontamentos, a câmara vai propor políticas públicas para resolução destes problemas que habitam diversas cadeias produtivas, principalmente as menores", acrescentou.

Segundo Pereira, o investimento nas cadeias produtivas menores é imprescindível para diminuir as diferenças econômicas e territoriais existentes no estado. “O Estado de Mato Grosso tem um índice altíssimo de crescimento, no entanto, o desenvolvimento não acompanha esse ritmo e o que vemos é o aumento significativo de pessoas em situação de pobreza absoluta”, avalia.

Ampliar o investimento para industrialização, as concessões dos benefícios fiscais e o acesso aos créditos com taxas diferenciadas estão entre as questões que serão trabalhadas no intuito de contemplar as micro e pequenas empresas, principalmente as que ficam nas regiões mais distantes da capital.  “É preciso um bom planejamento para alavancar unidades que podem se firmar com o aperfeiçoamento dos produtos e com isso agregar mais valor”, avalia Benedito. Segundo ele,  Mato Grosso tem uma agroindústria muito dinâmica, mas restrita a poucos setores. “É preciso investir para alavancar outras áreas com potencial”, defendeu.

Para o relator e representante da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), George Luís de Lima, o relatório deve ainda propor o aperfeiçoamento de leis e projetos vigentes para melhorar a eficácia e os resultados. “Tem muitas coisas que estão desatualizadas e vamos trazer os indicadores para propor as alterações”, afirmou.

George destacou a importância de ampliar as parcerias técnicas para as consultorias e apontamento de setores em condições de expansão por meio de parcerias com indústrias já consolidadas como no setor têxtil.

Essa foi a última reunião aberta do grupo e agora os trabalhos estão concentrados na compilação dos dados e alinhamento das diretrizes definidas para o relatório final.

Também participaram do encontro a assessora jurídica Deise Arruda de Oliveira e os representantes do Desenvolve MT, Júlio Cezar da Silva Campos e Juliano Ourives.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens