Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Deputado Chico Guarnieri pede escola cívico-militar em Campos de Júlio

Nesse modelo, militares da reserva participam de atividades extracurriculares e da gestão educacional

POR NATALIA ARAUJO GOMES / GABINETE DO DEPUTADO CHICO GUARNIERI  •  17 DE FEVEREIRO DE 2025 ÀS 18:17:00  •  56 Acessos

POR NATALIA ARAUJO GOMES / GABINETE DO DEPUTADO CHICO GUARNIERI  •  17 DE FEVEREIRO DE 2025 ÀS 18:17:00  •  56 Acessos

Foto: MARCOS LOPES/ALMT

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes do município de Campos de Júlio, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) solicitou (indicação nº446/2025)  a criação de uma escola cívico-militar na cidade. A demanda chegou ao parlamentar graças ao vereador Ezequiel Castro (PL).

O pedido, contextualizou Guarnieri, está alinhado ao objetivo da gestão estadual de expandir o número de escolas desse modelo, que mantém o currículo tradicional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com professores responsáveis pelo ensino, enquanto que os militares da reserva  participam de atividades extracurriculares e da gestão educacional, contribuindo para a organização e disciplina das unidades.

“Os resultados nessas escolas são mais que positivos, essas unidades ocupam posição de destaque no IDEB, por exemplo, em 2023, 7 das 10 escolas com as melhores notas, eram cívico-militares”, argumentou o deputado estadual.

Atualmente, em Mato Grosso, existem mais de 20 escolas estaduais sob a gestão da Polícia Militar e outras quatro pelo Corpo de Bombeiros, além de uma unidade cívico-militar efetivada em 2021, em Cáceres.

A solicitação foi apresentada na sessão de 12 de fevereiro e encaminhada à Seduc. 

Gabinete do deputado Chico Guarnieri