Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 4 de abril de 2022 07h20


EDUCAÇÃO

Emenda garante criação do “Cursinho Pré-Vestibular Prof. Vilma Moreira”

O cursinho possui 50 vagas e as aulas serão de segunda a sexta-feira, no período noturno, em Cuiabá.

HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA / Gabinete do deputado Thiago Silva



Thiago na plenária da AL

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado Thiago Silva (MDB) viabilizou uma emenda de R$ 350 mil para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Fundação de Ensino Superior de Mato Grosso (Faespe) criarem o “Cursinho Pré-Vestibular Profª. Vilma Moreira”, com o  objetivo de atender centenas de estudantes de baixa renda. A emenda já foi paga e as inscrições gratuitas estão abertas em Cuiabá.

As aulas do cursinho serão no período noturno na Escola Victorino Monteiro da Silva, no bairro CPA 4, em Cuiabá. As inscrições estão sendo realizadas de forma virtual pelo link: http://eva.faespe.org.br/unematproenem. O cursinho possui 50 vagas e as aulas serão de segunda a sexta-feira, no período noturno. O projeto homenageia a professora ex-vereadora e ex-deputada, Vilma Moreira, que foi uma grande líder comunitária e professora.

O deputado Thiago Silva comenta sobre esta realização que vai garantir o curso preparatório para centenas de jovens. “Este era um compromisso nosso com os nossos jovens e para mim é um orgulho e alegria grande ajudar a promover conhecimento para estudantes de baixa renda buscar uma vaga gratuita na universidade pública. Seguimos trabalhando para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os jovens mato-grossenses. Buscamos os melhores professores com objetivo de garantir uma aprendizagem de qualidade para quem sonha com uma vaga em uma universidade de forma gratuita”, disse o deputado Thiago Silva.

“Essa é uma ação pensada desde 2014, com os estudos do Observatório de Ensino de Ciências e Matemática da Unemat que demonstrou uma correlação entre o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o acesso ao ensino superior. Nós, da Unemat, nos orgulhamos de integrar a Assembleia e demais parceiros para enaltecer o trabalho da educadora, comunitária e a primeira deputada negra Vilma Moreira dos Santos. Assim as ações serão importantes para fazer avançar uma política inclusiva. É a Unemat criando igualdade de condições e igualdade de oportunidades para o cidadão”, disse o professor e coordenador do projeto, professor da Unemat, Everton Neves.

O resultado final sobre os participantes do cursinho sairá em 8 de abril, havendo lista de espera. As aulas serão presenciais e iniciam-se no dia 18 de abril. Mais informações: 065 99674-9634.


Gabinete do deputado Thiago Silva