Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022 07h48


RECONHECIMENTO

Dignidade e autonomia à pessoa autista é o que visa o projeto apresentado por Dr. Gimenez

A proposição confere o título de utilidade pública à Associação de Amigos dos Autistas (AMA) de Primavera do Leste

Luciana Souza / Gabinete do deputado Dr. Gimenez



Foto: Carlos Boscato / Assessoria de Gabinete

Dignidade e autonomia à pessoa autista. Esse é o objetivo do projeto de lei Nº 111/22 apresentado, na sessão desta quarta-feira (9), pelo deputado Dr. Gimenez (PV).  A proposição confere o título de utilidade pública estadual à Associação de Amigos dos Autistas (AMA) de Primavera do Leste.

“Uma importante associação que desde 2016 acolhe e faz valer os direitos das pessoas com Transtorno de Espectro Autista – TEA e familiares. Nada mais justo que seja reconhecida com o título de utilidade. Com ele, a associação ganha mais um braço de apoio na busca por melhorias para os serviços desenvolvidos por ela no município”, declara.

De acordo com o parlamentar, o título é mais uma ferramenta que habilita às entidades para, por exemplo, receber recursos públicos e firmar convênios. “Funciona como um selo, dando mais legitimidade, reforçando a relevância do trabalho prestado ao coletivo de determinada associação. Por isso, tenho conferido o título a algumas entidades que fazem a diferença na vida das pessoas, como a AMA de Primavera”, explica. 

A apoiadora da associação, Laura Kelle Barros, ex-secretária de Saúde e presidente do Partido Verde (PV) do município, ressaltou o trabalho que o deputado vem prestando à saúde de Mato Grosso.

“O Dr. Gimenez nos prometeu o projeto e cumpriu. Agradeço em nome de todos da AMA.  Alguns ainda carregam o entendimento que o título pode não ter relevância. Mas para nós que lutamos dia a dia, muitas vezes sem recurso, é uma grande conquista. É o respeito pela nossa luta e mais um voto de credibilidade para que o nosso trabalho seja difundido”, agradeceu.

O acolhimento da AMA também é estendido aos familiares da pessoa autista. “Um dos principais problemas enfrentados pelos pais de autistas é a inserção deles no convívio da sociedade. Ainda existe um longo caminho para que possamos, realmente, proporcionar o acolhimento correto à pessoa autista. Como médico, vou trabalhar para que mais políticas públicas sejam implantadas”, conclui Dr. Gimenez.

Leis sancionadas -  Dr. Gimenez é autor de 30 leis, sendo que 14 delas conferem às entidades, como Sindicatos e Câmara de Dirigentes Lojistas, o título de utilidade. 


Gabinete do deputado Dr. Gimenez