Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Dr. João destaca importância do jornalismo durante entrega de prêmios aos vencedores do Troféu Parlamento da ALMT

Deputado também destacou com orgulho o desempenho dos estudantes da Unemat de Tangará da Serra, premiados na categoria universitário.

POR WESLEY SANTIAGO SILVEIRA / GABINETE DO DEPUTADO DR. JOÃO DE MATOS  •  30 DE JANEIRO DE 2026 ÀS 09:32:00  •  50 Acessos

POR WESLEY SANTIAGO SILVEIRA / GABINETE DO DEPUTADO DR. JOÃO DE MATOS  •  30 DE JANEIRO DE 2026 ÀS 09:32:00  •  50 Acessos

O 1º Prêmio de Jornalismo Troféu Parlamento, realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, premiou trabalhos jornalísticos em diversas categorias, destacando a importância do jornalismo responsável e ético para a democracia e a transparência pública.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

Foto: MARCOS LOPES/ALMT

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Dr. João (MDB), participou da cerimônia de entrega do 1º Prêmio de Jornalismo Troféu Parlamento e destacou a importância de reconhecer o trabalho jornalístico sério e comprometido com a sociedade mato-grossense. O evento foi realizado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na noite de quinta-feira (29) e reuniu profissionais da imprensa, acadêmicos, autoridades e convidados. Estudantes de Tangará da Serra foram destaque na premiação.

O prêmio contemplou os três melhores trabalhos nas categorias reportagem em texto, telejornalismo, radiojornalismo, fotojornalismo e universitário. Ao todo, o concurso recebeu 293 produções publicadas entre 1º de janeiro e 24 de novembro de 2025, com participação de 54 empresas de comunicação de 19 municípios de Mato Grosso, o que reforça a abrangência e a relevância da iniciativa.

Durante a solenidade, Dr. João afirmou que o prêmio representa um marco para o Parlamento e para a imprensa estadual, ao valorizar o jornalismo responsável, ético e comprometido com a verdade. Segundo ele, reconhecer o trabalho dos profissionais da comunicação é fortalecer a democracia e a transparência pública.

“É um dia histórico para a Assembleia Legislativa e para o jornalismo mato-grossense. Esse prêmio Parlamento é fantástico para valorizar o verdadeiro jornalismo, investigativo e comprometido com a sociedade. A imprensa tem um papel essencial na vida das pessoas e no fortalecimento das instituições”, afirmou o parlamentar.

O deputado também ressaltou que não há democracia sem uma imprensa livre e atuante. Para ele, o trabalho diário dos jornalistas é fundamental para garantir informação de qualidade à população. “Não existe democracia sem uma imprensa verdadeira. Hoje nós temos uma democracia porque temos jornalistas que acordam cedo, vão às ruas e buscam a informação correta, ouvindo os dois lados e cumprindo sua missão social”, completou.

Além da premiação, a programação do evento contou com palestras do jornalista Fernando Mitre, que falou sobre a missão do jornalismo na cobertura ética de uma eleição, e do publicitário Marcelo Vitorino, que abordou o uso da inteligência artificial como aliada da comunicação.

Dr. João também destacou com orgulho o desempenho dos estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra, premiados na categoria universitário. Os alunos Alexandre Cardoso, Anderson dos Santos e Guilherme Costa conquistaram o terceiro lugar com a reportagem “O apoio da ALMT ao curso de jornalismo da Unemat”.

Para o parlamentar, o reconhecimento aos acadêmicos demonstra a importância de incentivar a formação de novos profissionais e de fortalecer o jornalismo desde a universidade. “Ver estudantes sendo premiados é a prova de que estamos no caminho certo ao incentivar a educação, a comunicação e o pensamento crítico. O futuro do jornalismo passa por esses jovens. Ainda mais feliz por ser da nossa cidade, inclusive já fiz um convite a eles para estarem no meu gabinete”, concluiu Dr. João.

O deputado também disse ter ficado orgulhoso de ter participado de uma das reportagens premiadas na categoria Telejornalismo, realizada pela repórter Nayana Bricat.

"Assim que nos ligaram pedindo a entrevista para contar sobre os serviços gratuitos que reforçam a inclusão e a cidadania para a população aqui na Assembleia Legislativa, nós atendemos de pronto. E é por isso que o jornalismo é tão importante para a nossa população. Ele informa, ajuda as pessoas no dia a dia. Pode ter certeza que muitos procuraram esse serviço por conta desta reportagem", pontuou.
Confira abaixo a lista de vencedores e finalistas:

Vencedores:

Reportagem em texto

1º Lugar

MARCY MONTEIRO e SAFIRA CAMPOS

Reportagem: Constituição de MT: pelo povo e para o povo

Veículo: PNB Online

Cidade: Cuiabá

2º Lugar

KESSILLEN LOPES E ROGÉRIO JÚNIOR

Reportagem: Da crise à retomada: como pequenos negócios sobreviveram à pandemia e alavancaram a economia de MT

Veículo: g1 Mato Grosso

Cidade: Cuiabá

3º Lugar

CRISTIANE GUERREIRO e DANTIELLE VENTURINI

Reportagem:  Socorro na hora certa permite que mulheres narrem própria história; AL pressiona Estado a cumprir leis que protegem as mulheres

Veículo: Jornal A Gazeta

Cidade: Cuiabá

Telejornalismo

1º Lugar

LEANDRO TRINDADE

Reportagem: CPI da qualidade telefônica constata falta de antenas em Mato Grosso, sinal instável causa prejuízos

Veículo: SBT Cuiabá

Cidade: Cuiabá

2º Lugar

NAYANA BRICAT

Reportagem: Assembleia Legislativa de Mato Grosso oferece serviços gratuitos com inclusão e cidadania para a população

Veículo: TV Vila Real - Record 

Cidade: Cuiabá

3º Lugar

ELISSA NEVES

Reportagem: Assembleia Legislativa e Pontal do Marape: A união do Parlamento e do Campo traz segurança e transforma sonhos em realidade

Veículo: TV Mutum - Band

Cidade: Nova Mutum

Radiojornalismo

1º Lugar

VERÔNICA RAQUEL 

Reportagem: Audiência Pública: A Assembleia Legislativa de Mato Grosso trabalhando em parceria com o cidadão

Veículo: Rádio Vila Real

Cidade: Cuiabá

2º Lugar

VINICIUS ANTÔNIO 

Reportagem: Valorização cultural – Judiciário e Legislativo reforçam a luta dos quilombolas em MT

Veículo: TRT FM 

Cidade: Cuiabá

3º Lugar

SIMONE SOUZA GUEDES e EDUARDO GUEDES

Reportagem: ALMT revisa limites urbanos para destravar serviços e dar segurança jurídica

Veículo: Rádio Bom Jesus FM 

Cidade:  Cuiabá

Fotojornalismo

1º Lugar

EDNILSON AGUIAR 

Foto publicada na reportagem: Após criação da CNH Social na ALMT, acidentes de trânsito diminuíram em Mato Grosso

Veículo: PNB Online 

Cidade: Cuiabá

2º Lugar

RODINEI CRESCÊNCIO

Foto publicada na reportagem: Entre barreiras e avanços: lei busca garantir a PCDs o direito de dirigir em MT

Veículo: Site RDNews 

Cidade: Cuiabá

3º Lugar 

OTMAR DE OLIVEIRA

Foto publicada na reportagem: Emendas Parlamentares levam recursos para onde a dor "mora"

Veículo: Jornal A Gazeta

Cidade: Cuiabá

Universitário

1º Lugar

BIANCA MORTELARO 

Reportagem: Mulheres sob ameaça constante: Entre proteção prevista por lei e a escalada da violência em Mato Grosso

Estudante da UFMT 

Cidade Cuiabá

2º Lugar

ANDREY BONFIM 

Reportagem: PartiuIF na TVAL transforma o estudo e inspira jovens a sonhar com o IFMT

Estudante da UFMT Cidade: Cuiabá

3º Lugar

ALEXANDRE CARDOSO, ANDERSON DOS SANTOS E GUILLERME COSTA

Reportagem: O apoio da ALMT ao curso de jornalismo da Unemat

Estudante da Unemat 

Cidade: Tangará da Serra

Gabinete do deputado Dr. João de Matos