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Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Dr. Eugênio destaca impacto da Fico no Araguaia durante audiência da ALMT em Água Boa

Requerido pelo deputado, o encontro discutiu oportunidades de transformação econômica e social para a região com a chegada da Ferrovia de Integração Centro-Oeste

POR JONAS DA SILVA / GABINETE DO DEPUTADO DR. EUGÊNIO  •  30 DE JUNHO DE 2025 ÀS 10:46:00  •  199 Acessos

POR JONAS DA SILVA / GABINETE DO DEPUTADO DR. EUGÊNIO  •  30 DE JUNHO DE 2025 ÀS 10:46:00  •  199 Acessos

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) avaliou, durante o Fórum Corredor Logístico Ferroviário e Oportunidades Regionais, em Água Boa, o recente investimento de empresas e produtores no Araguaia e a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) como mais uma alavanca das transformações econômicas e sociais na região. A avaliação ocorreu durante audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na sexta-feira (27). A ferrovia tem previsão de chegar ao município em 2028.

O evento teve presença do vice-governador Otaviano Pivetta e dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, 18 prefeitos da região, oito vice-prefeitos, cinco ex-prefeitos e mais de 70 vereadores entre as autoridades. O vice-governador Otaviano Pivetta diz que um dos indutores para o desenvolvimento da região é Dr. Eugênio, que ele chamou de “deputado distrital” do Araguaia.

“Eu nunca vi o deputado Dr. Eugênio ir falar comigo, com o secretário Fábio Garcia e com o governador Mauro e cobrar algo que não fosse para o Araguaia. O investimento de 33% de obras que vem para cá é obrigação do governo, mas é importante ter uma liderança firme como deputado”, descreveu o vice-governador.

A Fico está atualmente no município de Cocalinho, na divisa com Goiás. O debate sobre o modal ferroviário teve ainda a participação dos consultores Edeon Vaz Ferreira, do Movimento Pró-Logística; Luiz Antônio Pagot, da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa); e do gerente de regulação ferroviária da Associação Nacional dia Transportes Terrestres (ANTT).

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado Dr. Eugênio (PSB) avaliou a construção da Ferrovia de Integração como mais uma alavanca das transformações econômicas e sociais na região.  “Estamos mostrando para Mato Grosso e o Brasil as transformações que esse modal ferroviário está trazendo para a região Araguaia. Nós vamos ver o impacto que vai causar aqui na região a chegada da ferrovia”, constatou Dr. Eugênio.

Para o deputado, está claro na região e entre empreendedores que a Fico mudará historicamente o perfil do modo de vida, do emprego, da renda e da produção do Araguaia.

De acordo com o deputado, aqueles que são empreendedores, que têm uma visão diferenciada, estão investindo no momento certo no Araguaia. “Você que quer empreender, venha para o Araguaia. As cidades estão se desenvolvendo de forma gigantesca. Quatro usinas de etanol de milho estão sendo instaladas na região. Uma em Água Boa, uma em Canarana, outra em Querência e outra pronta na cidade de Porto Alegre do Norte”, afirmou o parlamentar.

Influência da ferrovia no Araguaia - Os técnicos que fizeram exposições destacaram os impactos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico). Para o consultor em infraestrutura e logística da Ampa, Luiz Antônio Pagot, o modal de logística integrada tem o poder de provocar o chamado efeito arraste de empresas na região onde se instala.

“Se tem um terminal ferroviário em Água Boa, a área de influência dela é uma circunferência de 150 km”, explica. “Você consegue ter um agregado de indústrias, agroindústrias e prestadores de serviços”, exemplifica Pagot sobre a indução ao desenvolvimento do modal ferroviário.

Já o consultor e diretor Executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, calcula aumento na renda dos produtores mato-grossenses, segundo ele, isso ocorre devido ao menor custo do frete da ferrovia em comparação com o frete rodoviário.

“A grande preocupação do produtor é que sobre no bolso dele um pouco do que ele paga de frete caro. Isso é descontado do produtor. Tudo que acontece do porto até a fazenda é descontado dele”, comparou Edeon.

O gerente de regulação ferroviária da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Fernando Feitosa, reforçou que a obra chegará em Água Boa dentro do cronograma previsto em 2028. “Esse prazo prevê a entrega completa da obra, inclusive se estendendo até Água Boa”, afirmou Feitosa. 

O evento contou ainda com o apoio da Igreja Boa Semente e da deputada federal e primeira-dama de Água Boa, Juliana Kolankiewicz.

Gabinete do deputado Dr. Eugênio