Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 27 de agosto de 2020 15h40


FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Entidades de defesa da mulher promovem carreata e culto ecumênico para fechar o 'Agosto Lilás'

Carreata da Esperança será na segunda-feira (31), às 16h, e partirá do Fórum de Cuiabá

PRISCILA MENDES / Assembleia Social



Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Divulgar informações para que a sociedade identifique e impeça a violência contra a mulher é compromisso do ano todo, mas intensificado neste mês – o Agosto Lilás. Para encerrar as programações, a Câmara Setorial Temática da Mulher (CSTM) na ALMT, o Conselho Municipal do Direitos da Mulher (CMDM) de Cuiabá e a Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB-MT estão promovendo a “Carreata da Esperança – Unidas pela Vida!”, na próxima segunda-feira (31), com partida às 16h do Fórum Cível e Criminal de Cuiabá.

O objetivo do ato, segundo a presidenta da Câmara Setorial Temática da Mulher, Jacy Proença, é criar um ato que movimente a cidade, todavia resguardando os cuidados necessários em uma pandemia. “As entidades de defesa da mulher, neste período, usufruíram principalmente da tecnologia, como a promoção de lives. Nós promovíamos uma caminhada, então, uma carreata chamará a atenção para importância da eliminação da violência contra a mulher, mas de forma segura”.

Professora Jacy, como é conhecida, reiterou que não haverá aglomeração, nem contato direto entre os participantes. “Em cada veículo, só as pessoas do mesmo círculo de convivência e estamos destacando a importância da máscara e do álcool em gel”.

A carreata começa no Fórum de Cuiabá e se encerra no estacionamento do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (anexo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso). Apesar de as duas instituições serem bem próximas, o percurso prevê passar pela Avenida do CPA, a fim de ter mais visibilidade, descendo até a Polícia Federal, retornando pela mesma avenida, passando pelo ‘viaduto da Sefaz’, a caminho da ALMT.

No ponto de chegada, haverá um culto ecumênico, em sistema de drive-in (os participantes permanecem nos próprios carros e os ritos são realizados do palco), e já estão confirmadas as presenças de representante evangélico, católico, candomblecista e espírita.

A iniciativa tem apoio de várias entidades de defesa da mulher, como a Assembleia Social, a Secretaria da Mulher do Município de Cuiabá, a Patrulha Maria da Penha, a Semob, a PM-MT e a Comissão de Direito da Mulher da OAB-MT.

“Estamos sempre de portas abertas para ações de defesa do direito das mulheres, sobretudo para contribuir com o fim da violência contra elas. Será uma grande alegria receber esse ato do Agosto Lilás aqui em nosso espaço. Que seja mais um passo rumo a uma sociedade mais humana!”, comentou Daniella Paula Oliveira, diretora da Assembleia Social e do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

O Agosto Lilás é o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e faz alusão à promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006). A normativa define os tipos de violência a que as mulheres são submetidas por serem mulheres e estabelece medidas de atendimento às vítimas. Em caso de denúncias, ligue 180. Em caso de socorro imediato, ligue 190.

SERVIÇO

Carreata da Esperança – Unidas pela Vida!

Data: Segunda-feira (31), às 16h

Concentração: Fórum Cível e Criminal de Cuiabá

Chegada: Estacionamento do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros

Recepção: Culto Ecumênico em drive-in

Convite aberto ao público

Informações: (65) 9 9936-8687

 


Assembleia Social

Telefone: (65) 3313-6994