Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de abril de 2022 09h37


VOLUNTARIADO

João Batista participa de campanha para estimular doação de sangue em Cuiabá

A iniciativa visa chamar a atenção da sociedade para a nobre causa, com objetivo de aumentar o banco de sangue do Hemocentro

LUCIENE LINS / Gabinete do deputado João Batista



Foto: Marcos Lopes

Na quinta-feira (7), o deputado estadual João Batista do Sindspen (PP), participa da Campanha “Cuiabano de Sangue e Coração”, um ato solidário de incentivo à doação de sangue promovido pela tradicional família “Borralho” (uma das fundadoras de Cuiabá). A ação acontece em parceria com o MT Hemocentro, na capital, e todo o voluntário que comparecer no local, irá ganhar um brinde, além de participar de um café da manhã cuiabano.

De acordo com João Batista, a iniciativa visa chamar a atenção da sociedade, para a nobre causa, com objetivo de aumentar o banco de sangue do Hemocentro. “Precisamos dar mais atenção a esta causa tão importante que é a doação de sangue. É um ato de cidadania, rápido, simples e que pode salvar vidas. Meus parabéns a todos os voluntários da família Borralho pela iniciativa. Na oportunidade, convido toda população mato-grossense a procurar o hemocentro e fazer a doação”, destacou.

Segundo os organizadores da ação solidária, a parceria com o MT Hemocentro foi firmada há quatro anos e acontece no mês em que a capital cuiabana comemora aniversário. “Depois de firmada a parceria para esse ato solidário de extrema importância para população mato-grossense, a família Borralho manteve essa programação em todo o aniversário da cidade, como forma de homenagear a nossa Capital. Este ano de 2022, já completamos quatro anos de compromisso firmado entre a Família Borralho e o MT Hemocentro”, explicou um membro da família Borralho. 

Borralho - Considerada uma das mais antigas da cidade, a família Borralho remonta sua história à época da Guerra do Paraguai (1864-1870), quando um capitão que carregava o nome da família teve a sua atuação destacada e ganhou uma medalha de bravura.

A família Borralho tem o nome espalhado por ruas, travessas, policlínicas e jardins de Cuiabá, além de terem o marco histórico de auxiliar na construção da capital e de carregar as características do povo cuiabano.

O destaque da família foi o farmacêutico João Borralho, que "batiza" uma policlínica no Bairro Despraiado e que se tornou conhecido pela caridade com os menos desfavorecidos, quando ajudava aqueles que não tinham condições de arcar com os custos de suas medicações.

Grande parte dos familiares morou e fez história na Casa Cuiabana, no Bairro Bandeirantes, casarão construído no século 18 e que foi tombado como patrimônio histórico e cultural e é conhecido, atualmente, como Centro Cultural de Cuiabá. Lá funcionou a sede da fazenda da família Borralho e o jardim que ali se encontra leva o nome de uma das antigas moradoras, Deidâmia Borralho.

Serviço - O MT Hemocentro está localizado na Rua 13 de Junho, n° 1055, bairro Centro-Sul, em Cuiabá. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Para agendar a doação de sangue, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro no site: http://www.saude.mt.gov.br/hemocentro. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, ligação ou mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

 


Gabinete do deputado João Batista