Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 10 de dezembro de 2007 13h09


UMA MEDIDA EXTREMAMENTE RIGOROSA PRETENDE ACABAR COM ALGUMAS ATITUDES ADOTADAS EM FESTAS RAVES EM MATO GROSSO. NO BRASIL, SãO INúMEROS OS CASOS DE ACIDENTES OCORRIDOS EM FESTAS PARTICULARES, ONDE AS PESSOAS SãO MOVIDAS PELA ADRENALINA OCASIONADAS PELOS EMBALOS DAS MúSICAS ELETRôNICAS E TAMBéM DO FUNK

Juarez quer regras mais rígidas em festas raves

JOELMA PONTES / Assessoria de Gabinete



Uma medida extremamente rigorosa pretende acabar com algumas atitudes adotadas em festas raves em Mato Grosso. No Brasil, são inúmeros os casos de acidentes ocorridos em festas particulares, onde as pessoas são movidas pela adrenalina ocasionadas pelos embalos das músicas eletrônicas e também do Funk.

A iniciativa é do deputado estadual Juarez Costa, que sugeriu a regulamentação para realização de eventos e festas de longa duração, que ultrapassem dez horas ininterruptas de atividades dançantes ao som de música eletrônica ou ao vivo, organizados em locais públicos ou privados, conhecidos como raves e semelhantes, ressaltando que as raves acontecem por pelo menos 12 horas seguidas.

Pela proposta, os interessados em realizar o evento, deverão solicitar autorização dos órgãos responsáveis pela segurança pública dos municípios com antecedência mínima de 20 dias úteis, mediante a apresentação de documentos exigidos, conforme o projeto de lei de autoria do parlamentar. Em caso do não cumprimento, o evento será suspenso, interditado, além de o responsável ser multado.

O parlamentar justifica que a intenção é obter o controle da população, principalmente quando as festas concentram um grande número de pessoas. “As festas raves já não apenas embalam jovens e adultos ao som de música eletrônica, mas também se tornam motivo de preocupação e investigação policial devido à relação cada vez mais forte com o uso de drogas, além da violência, atos de vandalismo, acidentes e até morte”, destacou Juarez. O parlamentar explica que não tem pretensão de impedir que jovens tenham acesso à diversão dentro de seus conceitos de modernidade, mas, ressalta que sua preocupação é com a diversão perigosa que coloca em risco a segurança dos freqüentadores. “Não podemos fechar os olhos diante dos fatos que hoje geram transtorno, preocupação e algumas vezes, profunda dor”, disse.

RAVE - É um tipo de festa que acontece em sítios (longe dos centros urbanos) ou galpões, com música eletrônica. É um evento de longa duração, normalmente acima de 12 horas, onde DJs e artistas plásticos, visuais e performáticos apresentam seus trabalhos, interagindo, dessa forma, com o público.

O termo "rave" foi originalmente usado por caribenhos de Londres em 1960, para denominar sua festa local. Em meados da década de 80, o termo começou a ser usado para descrever uma cultura que cresceu do movimento "acid house" de Chicago e evoluiu no Reino Unido.

Hoje em dia existe outra denominação que caracteriza rave de pequeno porte, conhecida como PVT ou seja, "private" (festa privada), na qual a maioria das pessoas que comparecem são convidados e acompanhantes dos convidados, sendo realizados também em sítios, chácaras ou outros lugares ao ar livre.

Mais informações: Assessoria de Gabinete (65) 3901-6761 9986-2591


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com