Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 6 de maio de 2022 10h11


TV ASSEMBLEIA

Juliano Moreno é o próximo entrevistado do programa Palavra Literária

O programa vai ao ar neste sábado (7), na TV Assembleia (canais 30.1 e 30.2), às 12h30 e às 18h30

RENATA NEVES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Arte/ALMT / Arte/ALMT

O entrevistado do próximo episódio do programa “Palavra Literária” é o contista, poeta, professor e produtor cultural Juliano Moreno Kersul de Carvalho. O programa vai ao ar neste sábado (7), na TV Assembleia (TVAL),  canais 30.1 e 30.2.

Juliano concluiu a graduação em Direito e o mestrado em História na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Agora, está finalizando o doutorado em Direitos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade do Pará (UFPA).

Nos períodos em que não está se dedicando à Literatura e à Cultura, Juliano encontra-se nas salas de aula. Atualmente, atua como professor de Filosofia do Direito no campus da Universidade de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres. É também produtor cultural do projeto Palavra Aberta e editor da revista literária Fagulha.  

Em suas produções, o escritor procura “traduzir a sua jornada”, na tentativa de fazer com que as pessoas que as consomem consigam enxergar os fatos a partir das suas lentes. 

“Eu penso a arte muito nesse espaço da criação da realidade por um afeto da memória. Então, toda vez que eu vou produzir qualquer coisa, eu parto
dessa sensibilidade artística, mesmo ciência. Então, emular, a partir da linguagem, a experiência que eu estou tendo com o mundo”, relata.

Em 2002, Juliano Moreno publicou a coletânea de contos “Na Margem Esquerda do Rio”, em parceria com o professor Mário Cezar Silva Leite. A obra surgiu a partir de um evento realizado dois anos antes com o objetivo de divulgar e promover autores da Literatura mato-grossense.

Lançado em dezembro de 2020, “Passageiro Interior” é o livro mais recente do escritor e marca o seu retorno à cena literária, após muitos anos afastado em razão de suas atividades docentes e de pesquisa acadêmica.

A obra e o autor receberam críticas positivas em uma resenha na coluna “A literatura na poltrona”, de José Castello, no jornal Rascunho, prestigiado periódico literário brasileiro. Sempre com muito bom humor, Juliano conta que o livro foi escrito enquanto andava de ônibus. 

“Eu sou daquelas pessoas que aprendeu a ler enquanto anda. Só que isso não é recomendável que você bate em poste, atropela cachorro, mas é uma coisa que a gente faz porque ler é uma escolha. Então você lê no tempo que você tem e o ônibus é um objeto de estudo estético muito interessante”, diz.

As reprises do programa “Palavra Literária” são transmitidas aos domingos (11h30 / 21h), terças (12h30 / 22h) e sextas-feiras (12h30 / 22h).


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com