Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de abril de 2011 17h05


O DEPUTADO ESTADUAL LUIZ MARINHO (PTB) INDICOU AO GOVERNADOR SILVAL BARBOZA A ELABORAçãO DE ESTUDOS E PROJETOS PARA RECONHECIMENTO DO SíTIO ARQUEOLóGICO DE SANTA ELINA, LOCALIZADO NO MUNICíPIO DE JANGADA, COMO PATRIMôNIO HISTóRICO E CULTURAL DO ESTADO DE MATO GROSSO. DE ACORDO COM OS REGISTROS DOS PESQUISADORES FRANCESES E BRASILEIROS, MATO GROSSO TEM O SEGUNDO SíTIO ARQUEOLóGICO MAIS ANTIGO DOS PAIS, ONDE FORAM ENCONTRADOS VESTíGIOS DE UMA CIVILIZAçãO DE 27 MIL ANOS ATRáS

Marinho quer inserir sítio arqueológico de Jangada no patrimônio histórico de MT

DA REDAÇÃO / ASSESSORIA DE GABINETE



O deputado estadual Luiz Marinho (PTB) indicou ao governador Silval Barboza a elaboração de estudos e projetos para reconhecimento do Sítio Arqueológico de Santa Elina, localizado no município de Jangada, como patrimônio histórico e cultural do Estado de Mato Grosso.

De acordo com os registros dos pesquisadores franceses e brasileiros, Mato Grosso tem o segundo sítio arqueológico mais antigo dos pais, onde foram encontrados vestígios de uma civilização de 27 mil anos atrás.

As escavações tiveram início em 1985 e após 17 anos de trabalho foram catalogados mil representações rupestres em forma de figuras humanas e animais, indícios de fogueiras e inscrições em pedra. Também foram identificados 800 fragmentos de ossos, entre vértebras, ombros e dentes de uma preguiça de cerca de cinco metros, que viveu na região há mais de 10 mil anos.

Luiz Marinho ressalta que o patrimônio arqueológico de Mato Grosso tem contribuído para consolidar novas teorias dos pesquisadores, que apontam para a ocorrência de diversas rotas em diversos contextos temporais, que teriam sido usadas para o povoamento do continente americano.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com