Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 7 de abril de 2022 12h00


RÁDIO ASSEMBLEIA 89,5 FM

Programa "No 12 Sound" estreia nesta sexta-feira

A dupla de apresentadores vai unir o cuiabano tradicional, antenado no repertório, ao locutor curioso vindo de outro estado

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Ronaldo Mazza

A Rádio Assembleia 89,5 FM estreia nesta sexta-feira (8), às 10 horas da manhã, o programa “No 12 Sound”, com os apresentadores Cléber Dias e Deva Gazela. O foco da programação são as músicas em estilo “lambadão” e “rasqueado”.

Num bate papo descontraído no estúdio, os dois locutores contaram um pouco de como será o programa e o seu conteúdo. A dupla de apresentadores vai unir o cuiabano tradicional, antenado no repertório, ao locutor curioso vindo de outro estado. “Essa dobradinha vai ser legal, unindo o curioso com o tradicionalíssimo cuiabano, contando causos. É o programa para começar o final de semana”, revelou Cléber Dias.

De acordo com Deva Gazela, o “No 12 Sound” é um lugar “onde você pode encontrar todos os tipos de lambadão e rasqueado. A seleção das músicas será definida com um repertório todo especial, com indicações de ouvintes”. 

Para Cléber Dias, diferentemente do que muitos defensores das “maravilhas” da era digital apregoam, o rádio continua a ter papel fundamental para divulgar a música tradicional de cada região. 

“Faz tempo que o pessoal queria uma demanda popular próxima a Cuiabá. O programa surgiu depois de uma conversa com a superintendente da Rádio Assembleia, jornalista Tati Medeiros e o gerente Eduardo Ferreira, sobre o fato de que na região metropolitana do Rio Cuiabá a música mais popular é o lambadão. Por mais que a gente toca muito a música local, o lambadão não é tão presente. Então, resolvemos conceder um programa focado no lambadão mesmo”, esclareceu Dias.

Gazela destacou que o programa deveria começar em 2020, mas devido à pandemia e com a Assembleia Legislativa fechada, a ideia ficou parada.

“Agora, em comemoração ao aniversário de 303 anos de Cuiabá, resolvemos voltar com a ideia. Para participar do programa, as pessoas vão precisar entrar em contato por meio do WhatsApp (65) 99689-8950 ou também pelas redes sociais, como o Instagram @radioassembleia”, falou Gazela.

O programa é um apanhado de experiências e trocas de informações do linguajar cuiabano regado a muito lambadão e rasqueado. “Como a gente queria a questão da proximidade das pessoas, vamos dar um caráter solidário também para esse programa. Enquanto que, em outros programas, divulgamos a agenda cultural [teatro, show de música, cinema], nesse não. Vamos divulgar aquela feijoada para ajudar alguém a comprar uma perna mecânica ou cadeira de rodas. É a solidariedade o que queremos trazer nesse novo programa”, destacou Dias.

Pelas explicações dos dois apresentadores, a definição do nome “No 12 Sound” apareceu numa troca de ideias.

“Lambadão não é para ouvir baixinho. O Deva, como cuiabano tradicional, vai estar sempre ligado no repertório. E eu, como um cara curioso vindo de outro estado, vou sempre perguntar para conhecer melhor a culinária e também o lambadão e o rasqueado”, finaliza Dias.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com