Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 29 de abril de 2022 17h00


TV ASSEMBLEIA

Programa “Palavra Literária” conta a história de Lucinda Persona

O programa vai ao ar neste sábado (30), na TV Assembleia (canais 30.1 e 30.2), às 12h30 e às 18h30

RENATA NEVES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: PUBLICIDADE / ALMT

O amor pela natureza e pela escrita levou Lucinda Nogueira Persona a dedicar sua vida à biologia e à literatura. Embora aparentemente destoantes, as duas áreas se interligam nas obras da escritora, cuja trajetória será contada no próximo episódio do programa “Palavra Literária”, que vai ao ar neste sábado (30), na TV Assembleia (canais 30.1 e 30.2), às 12h30 e às 18h30.

Escritora, poeta, professora e membro da Academia Mato-grossense de Letras, Lucinda Persona conta que o seu encantamento pelas letras começou desde cedo. Aos seis anos de idade, seu maior desejo era aprender a ler e foi com a sua mãe que ela aprendeu iniciou no mundo das palavras. Aos 10, começou a esboçar seus primeiros versos em cadernos e diários.

Natural de Arapongas (PR), a escritora veio para Cuiabá com 18 anos de idade e fez da cidade sua moradia fixa, sendo oficialmente reconhecida, anos mais tarde, como cidadã cuiabana e mato-grossense. Fascinada pela natureza, graduou-se em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e, posteriormente, concluiu o mestrado em Histologia e Embriologia pela Universidade do Rio de Janeiro.

“A escritora surgiu da menina curiosa, apaixonada pela natureza, pelo mundo como um todo. Esse fascínio, essa admiração era algo que eu queria comunicar. Então, eu fiz isso através da escrita [...] O cotidiano é minha grande motivação. Eu exploro tudo o que está por perto. Quero mostrar o meu encantamento pelas coisas todas. Mesmo aquilo que, para outras pessoas, pode não ter importância”, conta.

Apesar de também utilizar a prosa para se expressar, a poesia é seu gênero textual favorito e foi por meio dela que a escritora ganhou grande reconhecimento. Autora de uma dezena de livros, Lucinda Persona é uma das principais vozes literárias do Brasil e recebeu prêmios nacionais e regionais por suas obras.

Os livros “Por Imenso Gosto” (1995) – o primeiro de sua autoria – e “Sopa Escaldante” (2001) foram vencedores dos prêmios Cecília Meireles e Marcus Quiroga, concedidos pela União Brasileira de Escritores. Além disso, “O Passo do Instante” (2019) obteve a menção honrosa no prêmio Marcus Quiroga de poesia.

No rol de obras publicadas, consta ainda: “Ser Cotidiano” (1998), “Leito de Acaso” (2004), “Tempo Comum” (2009), “Entre Uma Noite e Outra” (2014) e “O Passo do Instante” (2019), além dos infanto-juvenis “Ele Era de Outro Mundo” (1997) e “A Cidade sem Sol” (2000).

Outros dois livros de literatura infanto-juvenil estão em fase de produção. “Escrever para criança é muito bom, mas não é tão fácil, porque a criança tem o espírito muito aberto, ela quer se divertir. E quando escrevemos para criança temos que falar a linguagem dela. Eu me encanto muito com essa dimensão da vida, com a infância”, diz Persona.

Além da literatura, Lucinda Persona dedicou parte da sua vida ao magistério. Foi professora da Universidade de Cuiabá (UNIC) e também do Instituto de Biociências da UFMT. Aposentada, agora devota-se exclusivamente à produção literária.

As reprises do programa “Palavra Literária” são transmitidas aos domingos (11h30 / 21h), terças (12h30 / 22h) e sextas-feiras (12h30 / 22h).


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com