Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Projeto de Chico Guarnieri em prol dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias é aprovado em 2ª votação

O texto que autoriza a criação de um núcleo técnico para auxiliar a regulamentação dos cargos segue para sanção do governo do estado

POR NATALIA ARAUJO GOMES / GABINETE DO DEPUTADO CHICO GUARNIERI  •  2 DE JULHO DE 2025 ÀS 17:47:00  •  249 Acessos

POR NATALIA ARAUJO GOMES / GABINETE DO DEPUTADO CHICO GUARNIERI  •  2 DE JULHO DE 2025 ÀS 17:47:00  •  249 Acessos

Foto: NATALIA ARAUJO GOMES

A criação de um núcleo técnico para auxiliar os municípios na regulamentação dos cargos de agente comunitário de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE) está mais perto. O projeto de lei 33/2025, apresentado pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), foi aprovado em segunda votação, nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e a regulamentação dessas funções ganha mais força.

Conforme a proposta, o estado poderá criar um núcleo técnico, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) e outras entidades que possam prestar auxílio técnico para que a regulamentação dos cargos de ACE e ACS seja realizada.

Chico Guarnieri lembrou que há uma decisão normativa do TCE-MT, de outubro de 2023, que prevê o processo regulamentador. Conforme estimativa do tribunal, à época, seriam beneficiados em torno de oito mil profissionais. Porém, muitos municípios, mesmo tanto tempo depois, ainda não executaram a norma e enfrentam dificuldades nesse processo.

“A proposta busca trazer segurança jurídica para esses profissionais que atuam há décadas em nosso estado e realizam uma importante função no atendimento e na prevenção de doenças em nossa sociedade, para que eles tenham garantias e estabilidade no exercício dessa nobre função”, disse o parlamentar.

O texto aprovado nessa quarta-feira segue para a sanção do governo do estado, em um prazo de até 15 dias úteis.

Gabinete do deputado Chico Guarnieri