Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 3 de setembro de 2020 11h16


SETEMBRO AMARELO

Projeto de lei cria programa estadual de prevenção à depressão e ao suicídio na rede estadual de ensino

O objetivo do PL nº 940/2019 é desenvolver um protocolo de monitoramento e acompanhamento de crianças e jovens por professores e outros profissionais

ROSE DOMINGUES / Gabinete do deputado Dr. Gimenez



Saber reconhecer os sinais de alerta ao suicídio em alguém próximo pode ser o primeiro e mais importante passo, já que a OMS afirma que 90% dos casos poderiam ser evitados

Foto: ROSE DOMINGUES

O deputado e médico Dr. Gimenez é autor do projeto de lei que segue para sanção do governo estadual

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo e a sétima entre crianças de 10 a 14 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o intuito minimizar esse quadro, está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei 940/2019, que cria o programa estadual de prevenção e combate à depressão e ao suicídio na rede estadual de ensino.

Conforme o deputado estadual e médico Dr. Gimenez (PV), o objetivo principal é estabelecer cooperação técnica entre os governos federal, estadual e municipal com mecanismos de capacitação de professores e profissionais da rede de ensino para atuarem como agentes preventivos. 

“Em nosso estado, os casos de suicídio tiveram aumento de 10% em 2019, com maior incidência de jovens entre as vítimas. As redes sociais vêm influenciando muito nesse agravamento, por isso precisamos atuar conjuntamente com escola, família, amigos e sociedade para prevenir mais mortes nesta faixa etária”. 

O projeto foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (2) e segue para  análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, com a orientação para a criação de um protocolo de atendimento que inclua acompanhamento psicológico, canais de atendimento adequado nos ambientes escolares, monitoramento dos casos, interdisciplinaridade entre os profissionais envolvidos e campanha educativa permanente sobre o programa. 

Neste mês de setembro, a campanha Setembro Amarelo visa conscientizar sobre os riscos da depressão, que é uma das principais causas de suicídio. O Brasil é o 8° país com maior número de vítimas, sobretudo entre os jovens. Em Mato Grosso, o número de suicídios aumentou 44% no período de 2015 a 2018, saindo de um total de 150 para 216, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

“Como médico, busco com essa propositura de lei promover maior capacitação do professor e dos demais profissionais da educação que estão presentes cotidianamente na vida dos estudantes, para que estejam sensíveis ao problema, saibam como agir, porque nem sempre sabemos o que fazer”, acrescenta o deputado. 

Suicídio - O suicídio afeta indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Segundo especialistas, é um problema social complexo e sem uma única causa, podendo estar ligado ao alcoolismo, à violência sexual, à internet, e a muitas outras conjunturas. Por isso, saber reconhecer os sinais de alerta em alguém próximo pode ser o primeiro e mais importante passo, já que a OMS afirma que 90% dos casos poderiam ser evitados. 

Ajuda – O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, com atendimento gratuito 24 horas: 188 (telefone)/www.cvv.org.br/. 
 


Gabinete do deputado Dr. Gimenez