Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 16 de outubro de 2019 07h30


EFEMÉRIDE

Comissão define atividades para comemorar os 30 anos da Constituição do Estado

Grupo de atualização do texto constitucional realizará seminário e sessão solene, com abertura de exposição organizada pelo Instituto Memória do Poder Legislativo

HAROLDO ASSUNÇÃO / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Helder Faria

A Comissão Especial instaurada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para atualizar o texto da Constituição do Estado realizou, na tarde de terça-feira (15), a segunda reunião ordinária. Conduzida pelo presidente da comissão, deputado Max Russi (PSB), teve a presença dos pares Valdir Barranco (PT), Thiago Silva (MDB) e Sebastião Rezende (PSC) – ausente apenas o deputado Ulysses Moraes, em viagem oficial à China. Também participaram o procurador-geral adjunto da Casa, Ricardo Riva, além dos procuradores Carlos Dornellas e Bruno Cardoso. 

Na ocasião, os parlamentares resolveram que a comissão especial irá realizar dois eventos relativos ao tema - uma sessão solene em homenagem aos deputados constituintes e um seminário com juristas para apresentação e discussão dos trabalhos de atualização do texto constitucional. As datas serão definidas em breve.

Por ocasião da sessão solene, também haverá a abertura de exposição comemorativa sob o tema “As Constituições de Mato Grosso”, organizada pelos pesquisadores Paulo Henrique Coimbra, Sérgio Pazinato, George Castro, Adriângelo Antunes e Mara Visnadi – todos pesquisadores do Instituto Memória do Poder Legislativo IMPL, do qual esta última é a superintendente.

Página especial - Na reunião, o supervisor executivo de Imprensa da Secretaria de Comunicação da ALMT, Everaldo Jota, apresentou a página eletrônica e o vídeo institucional produzidos em comemoração aos 30 anos da Constituição de Mato Grosso.

A página eletrônica está disponível e pode ser acessada por meio do site institucional da Casa de Leis, com um clique no banner referente ao trigésimo aniversário da Constituição do Estado. O vídeo será, em breve, exibido pelas redes de televisão. 

"Criamos uma página dedicada ao tema para a população conhecer e entender melhor como foi o processo de promulgação do texto, em 1989. Além disso, é possível ver e ouvir algumas entrevistas com deputados da época. É possível também fazer download da Constituição atualizada. E o que é melhor: há um ícone chamado 'participe', onde a população pode dar sugestões do que deve ser priorizado para melhorar a qualidade de vida em nosso estado", explicou o supervisor.

Também participaram da elaboração da página eletrônica, a Secretaria de Informática da Casa e o Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL). O fotógrafo aposentado Demóstenes Milhomem também contribuiu com a cessão de imagens extraídas de seu vasto arquivo.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens