Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 15 de abril de 2022 07h00


TV ASSEMBLEIA

Stéfanie Sande é a próxima entrevistada do programa Palavra Literária

O programa vai ao ar neste sábado (16), na TV Assembleia (canais 30.1 e 30.2), às 12h30 e às 18h30

RENATA NEVES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: DIVULGAÇÃO / ASSESSORIA

Seja como jornalista ou autora de livros, escrever sempre foi a grande paixão de Stéfanie Sande, a próxima entrevistada do programa “Palavra Literária”, que vai ao ar neste sábado (16), na TV Assembleia (canais 30.1 e 30.2), às 12h30 e às 18h30.

A admiração pelas palavras surgiu desde cedo, ainda no ensino médio. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Stéfanie já trabalhou em sites e jornais de Cuiabá. No entanto, acabou trocando os textos jornalísticos e a rotina das redações pela ficção e carreira acadêmica.

A mudança definitiva aconteceu em 2017, quando se mudou para Porto Alegre (RS), para fazer mestrado em Escrita Criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Agora, está finalizando o doutorado em Escrita Criativa pela mesma universidade.

“Tem uma frase de Hemingway que diz que o jornalismo pode ajudar o romancista, desde que você saia a tempo [...] Eu ficava muito frustrada por não conseguir escrever um romance. Eu tinha a ideia, tinha o material, mas nunca saía. Então, foi assim. Um processo meio que de abandono e recomeço”, conta a escritora. 

Seu primeiro livro, “Borboletas Infinitas de Coração Imperfeito”, foi publicado em 2014, aos 22 anos de idade. Classificado pela autora como “uma reunião de experimentos literários”, contém 50 poemas de variados temas.

O segundo livro, “O último Verso”, começou a ser escrito no decorrer da faculdade de Jornalismo, mas foi concluído somente em 2015, durante três meses que passou na França. 

Vencedor do Prêmio Mato Grosso de Literatura, o livro conta a história de um poeta chamado Edmundo Mesquita, que tem 85 anos e trabalha em seu último livro de poesias. Embora seja uma obra de ficção, a narrativa é inspirada na vida de Manoel de Barros, um dos principais poetas contemporâneos brasileiros. 

“Virgínia” é o terceiro livro e o segundo romance da carreira de Stéfanie Sande. Publicado em 2020 em formato digital e em 2021, em formato impresso, tem Cuiabá como cenário e, segundo a autora, é fruto de um processo mais “metódico e consciente”. 

O livro conta a história de Ariel e Virgínia durante o primeiro ano de pandemia da covid-19. Em meio à tensão de enfrentar uma doença até então desconhecida, Ariel se apaixona por Virgínia.

“Esse livro foi completamente não planejado. Eu estava em Porto Alegre quando tudo fechou, então eu voltei para Cuiabá e, diante de toda essa ansiedade, acabei me voltando para essa história, que é leve e doce”, revela a autora. 

O quarto livro, que ainda não tem data para ser lançado, será entregue para conclusão do doutorado e inaugura uma nova fase da escritora. Trata-se de um romance infanto-juvenil e conta a história de uma adolescente que viaja no tempo para a época de fundação de Cuiabá e interage com personagens históricos.

Durante entrevista concedida ao programa, Stéfanie Sande conta mais detalhes sobre seu processo de criação e revela ainda quem são suas maiores inspirações na literatura.

“Ter um espaço como esse para falar sobre literatura em uma TV pública é muito importante, não só para que as pessoas conheçam o que está sendo produzido, mas também para divulgação e documentação dos trabalhos dos escritores. É um incentivo para continuarmos escrevendo”, diz.

As reprises do programa “Palavra Literária” são transmitidas aos domingos (11h30/21h), terças (12h30 / 22h) e sextas-feiras (12h30/22h).


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens