Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Suplente de Vila Bela da Santíssima Trindade toma posse na ALMT

Edcley Coelho (PSB) foi empossado durante sessão plenária desta terça-feira (22)

POR RENATA NEVES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  22 DE ABRIL DE 2025 ÀS 20:06:00  •  187 Acessos

POR RENATA NEVES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  •  22 DE ABRIL DE 2025 ÀS 20:06:00  •  187 Acessos

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária desta terça-feira (22), pedido de licença de 121 dias apresentado pelo deputado Fábio Tardin (PSB), que se afastará para tratar de assuntos pessoais e de saúde. Com isso, o suplente Edcley Coelho (PSB) foi empossado em sessão subsequente.

Edcley é natural de Vila Bela da Santíssima Trindade, foi vereador da cidade por seis mandatos e presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), e atualmente é secretário municipal de Agricultura. 

Em seu discurso de posse, o deputado destacou o orgulho de representar Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso, após 30 anos sem representação na Assembleia Legislativa. Apresentando-se como “Xiquebola”, uma mistura dos dois povos tradicionais do município: o Quilombola e o Xiquitano, anunciou que irá cobrar ações do governo para a região oeste, historicamente esquecida.

“Venho da primeira e eterna capital de Mato Grosso para a capital Cuiabá cobrar uma dívida de mais de 100 anos de isolamento e abandono. Após a transferência da capital para Cuiabá, nós ficamos mais de 100 anos isolados e abandonados. O nosso governador Mauro Mendes (União) vem atuando fortemente em nosso município, mas tenho a consciência que o estado tem condições de fazer muito mais. A história está escrita, é linda, é de sofrimento e de resistência, mas eu posso garantir que estamos lá, diariamente, trabalhando por dias melhores para a nossa eterna capital”, declarou.

O presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), cumprimentou o novo deputado e destacou a importância de ter um representante de Vila Bela no Parlamento estadual. 

“Edcley tem uma história política e tenho certeza que irá orgulhar Vila Bela e fazer um grande mandato. É muito importante valorizarmos regiões do estado e darmos oportunidade a lideranças jovens de virem aqui e, mesmo que por um curto espaço de tempo, poder apresentar indicações, projetos de lei e mostrar todo o seu potencial. Parabéns e seja bem-vindo”, disse.

Os deputados Júlio Campos (União), Juca do Guaraná (MDB), Nininho (PSD), Thiago Silva (MDB), Janaina Riva (MDB) e Wilson Santos (PSD) também parabenizaram o novo colega de Parlamento e ressaltaram a importância histórica de Vila Bela da Santíssima Trindade.

“Saudar você, Edcley, é saudar a história de Mato Grosso. A história da primeira capital. Vila Bela tem praticamente 300 anos de história. Vocês ajudaram a alargar não só Mato Grosso, mas o Brasil, a alargar as fronteiras ocidentais desse país. Ali é um palco de muitas lutas, é a história de Tereza de Benguela, uma rainha negra no Pantanal, a história de traços culturais profundos desse estado, o congado, as crenças, as danças, as tradições, as bebidas, a gastronomia, demorou muito para que um filho do Guaporé aqui chegasse, por isso peço salvas de palmas ao Edcley”, pronunciou-se Wilson Santos, da tribuna.

Após a posse, o Grupo de Dança do Chorado fez uma apresentação de música e dança tradicionais de Vila Bela.

Votação – Durante a sessão, os deputados estaduais aprovaram, em redação final, os projetos de lei 403/2025, que autoriza o governo a doar um imóvel para o município de Nortelândia  e o PL 1132/2023, que dispõe sobre o treinamento dos colaboradores das empresas que operam na rede de transporte público estadual para assegurar o direito ao transporte e à mobilidade da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

Foi aprovado ainda o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Invasões Urbanas e Rurais, instalada com o objetivo de investigar os motivos das invasões e apontar caminhos para solucionar o problema.

O deputado Gilberto Cattani (PL) apresentou projeto de lei que altera  a lei 12.792/2025, que proíbe mercadinhos, cantinas e atividades comerciais nos presídios de Mato Grosso, e solicitou dispensa de pauta.

“Uma vez que tentamos impedir essa prática e não foi possível, não conseguimos manter o veto do governador que eliminava os mercadinhos, nós estamos entrando agora com o projeto de lei de modificação dessa lei para impedir essa prática nefasta dentro dos presídios do estado do Mato Grosso. Nós já temos a assinatura dos deputados para que o projeto possa correr de maneira mais rápida nesta Casa”, informou o parlamentar.

Secretaria de Comunicação Social