Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Unale proporciona troca de experiências durante encontro nacional

Painéis como "O impacto da transformação digital nos relacionamentos", com o jornalista Marcelo Tas, também marcaram o dia

POR ITIMARA FIGUEIREDO / PRESIDÊNCIA DA ALMT  •  21 DE NOVEMBRO DE 2019 ÀS 17:15:00  •  7 Acessos

POR ITIMARA FIGUEIREDO / PRESIDÊNCIA DA ALMT  •  21 DE NOVEMBRO DE 2019 ÀS 17:15:00  •  7 Acessos

Foto: MARCOS LOPES/ALMT

Com o tema “Humanizando as leis em um novo tempo”, o segundo dia da 23ª Conferência Unale, realizada em Salvador, reuniu parlamentares e servidores das assembleias legislativas de todo Brasil para troca de experiências. Participando pela primeira vez, o deputado João Batista (Pros-MT) destacou os temas abordados, como os cases de humanização, apresentados pela Ouvidoria do Congresso Nacional. 

“É importante o evento porque nos apresenta a evolução das casas legislativas e estimula novas ideias. A conferência é muito importante”, afirmou.

“Defendo a tributação das grandes riquezas, de heranças. Por isso, discutir renúncia fiscal é importante porque hoje a tributação fica para o consumidor final. A margem de lucro de pequenos e médios empresários é muito pequena, injusta. Mudando isso, será feita a humanização da reforma tributária “, disse o deputado João Batista.

Também marcaram o dia, os painéis: "O impacto da transformação digital nos relacionamentos", com o palestrante jornalista Marcelo Tas; e  "Humanização da reforma tributária", com o secretário de Fazenda de Pernambuco, Décio José Padilha da Cruz.

Na oportunidade, o presidente da Unale, Kennedy Nunes, entregou relatório com resultado de estudo realizado nos seminários regionais à ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Ela chamou a atenção para o alto índice de suicídio e violência contra a mulher. “A violência psicológica contra a mulher também tem que ser enfrentada”, frisou Damares.

O último painel da tarde falou sobre o tema “Imunidades e garantias parlamentares", com o improvisador de Sergipe Evânio José de Moura Santos.

Compõem, também, a delegação da ALMT, o procurador e presidente da Associação dos Procuradores da Assembleia de Mato Grosso (Aprale), Francisco de Brito, os superintendentes da Secom, Rádio e TV Assembleia, Everaldo Jota, Jaime Neto, Tatiana Medeiros; o gerente e o coordenador da Escola do Legislativo, Darci Lovato e Eduardo Manciolli, respectivamente.

“Tivemos a oportunidade de conhecer 17 projetos das escolas das assembleias legislativas. Experiência que servirá de referência para discutirmos com a Mesa Diretora e colocar em prática em Mato Grosso”, disse Manciolli, ao destacar a parceria para que o Senado Federal disponibilize livros às escolas legislativas.

Presidência da ALMT