Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


12/03/2024 15h00 Vídeo

Procuradoria Especial da Mulher

É possível que nos últimos meses, principalmente em notícias relacionadas a situações de violência contra a mulher em Mato Grosso, você tenha começado a ver o nome da Procuradoria Especial da Mulher. Esse é um órgão recente do Parlamento Estadual que coloca a estrutura jurídica e a capacidade de articulação política da Casa de Leis a serviço das demandas das mulheres mato-grossenses.


12/03/2024 11h00 Vídeo

CST debate linhas de crédito para empreendedores individuais e micro e pequenas empresas

A Câmara Setorial Temática (CST) do Empreendedorismo recebeu a presidente do Desenvolve-MT ( Agência de Fomento) responsável por incentivar os empreendedores individuais e as micro e pequenas empresas que atuam no mercado mato-grossense. O principal assunto da reunião foram os programas e linhas de crédito disponíveis atualmente para esse segmento.


12/03/2024 07h00 Vídeo

Violência psicológica é tema de seminário

A violência psicológica é uma das primeiras violências praticadas pelo agressor contra vítima, antecedendo a violência física. Esse foi um alerta comum entre as palestrantes do seminário “Violência Doméstica na Perspectiva de Gênero e Políticas Públicas”, realizado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso esteve à frente da realização do seminário.


11/03/2024 15h30 Vídeo

Audiência pública debate a situação da rodovia MT-251 no trecho do Portão do Inferno

A Assembleia Legislativa realizou audiência pública para debater a situação da rodovia MT-251 no trecho do Portão do Inferno. A audiência, requerida pelo deputado Wilson Santos, foi realizada no município de Chapada dos Guimarães e contou com a participação do deputado Carlos Avallone, representantes do Executivo Estadual, autoridades e moradores da região.


11/03/2024 11h00 Vídeo

Seminário Violência Doméstica na Perspectiva de Gênero e Políticas Públicas

No Dia Internacional da Mulher, o Teatro da Assembleia Legislativa sediou um seminário para tratar da violência doméstica na perspectiva de gênero e políticas públicas. O evento reuniu diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para tratar do enfrentamento e do combate à violência contra a mulher. A iniciativa foi da Procuradoria Especial da Mulher da Casa de Leis.


11/03/2024 07h00 Vídeo

ALMT debate morte de alunos durante cursos de salvamento do Corpo de Bombeiros

Com a morte do aluno Lucas Veloso Peres durante um curso de salvamento do Corpo de Bombeiros, a Assembleia Legislativa debate alternativas para evitar que situações como essas voltem a ocorrer. Na sessão desta semana, os deputados aprovaram a tramitação com dispensa de pauta de um projeto proposto pelos deputados Wilson Santos e Júlio Campos.


09/03/2024 09h00 Vídeo

Dia Mundial da Discriminação Zero

A discriminação de qualquer natureza é uma expressão violenta da intolerância ou do preconceito com as diferenças e também é considerada crime pelo ordenamento jurídico brasileiro. Desde 2014, a Organização das Nações Unidas elegeu o dia 1º de março como o Dia Mundial da Discriminação Zero, uma campanha global de combate à discriminação de todas as ordens, seja por etnia, credo, orientação sexual, identidade de gênero ou origem social, por exemplo. No Parlamento Estadual existem leis aprovadas e tramitam diversos projetos de lei de combate à discriminação.


08/03/2024 13h30 Vídeo

Posse dos suplentes Cláudio Senna, Sandy de Paula e Francis Maris e entrega de comenda

Nas sessões plenárias do dia 07 de março, três deputados suplentes assumiram as cadeiras dos titulares licenciados. O empresário Cláudio Senna, de Lucas do Rio Verde, entra na vaga de Cláudio Ferreira. Natural de Juara, Sandy de Paula é presidente da Câmara de Vereadores do Município, ela assume uma cadeira no lugar do deputado Júlio Campos. Francis Maris entrou na vaga de Faissal. Por já ter participado dessa legislatura em outra ocasião, a posse dele ocorreu de maneira automática. O período de licença requerido pelos deputados titulares é de 121 dias, mas eles podem retornar antes do final desse prazo. Além da posse dos suplentes, a sessão plenária também ficou marcada pela homenagem ao suplente de senador e ex-chefe da Casa Civil de Mato Grosso, Mauro Carvalho. Ele recebeu a Comenda Marechal Cândido Rondon, destinada a personalidades pelos serviços prestados à Mato Grosso. O reconhecimento foi requerido pelo deputado Beto Dois a Um.


08/03/2024 08h30 Vídeo

ALMT derruba vetos do Governo às emendas que garantem recursos para construção e reforma de creches

Os deputados derrubaram os vetos do Governo às emendas que garantem recursos no orçamento anual do Estado para construção e reforma de creches em Mato Grosso. Foram duas emendas no Plano Plurianual e uma na Lei Orçamentária Anual. Ao todo, elas tratam de um investimento na ordem de R$ 400 milhões para ser executado ao longo de quatro anos. Com a derrubada do veto, o chefe do Poder Executivo estadual deve promulgar a emenda e garantir sua execução.


07/03/2024 10h40 Vídeo

ALMT e TRE firmam parceria para regularizar a situação dos eleitores de Cuiabá e Várzea Grande

A Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso firmaram uma parceria para regularizar a situação dos eleitores de Cuiabá e Várzea Grande. Esse ano tem eleições municipais e o prazo para acertar as contas com a Justiça Eleitoral vai até o dia 8 de maio. Para saber mais sobre a agenda de atendimentos do TRE-MT é só acessar o site do órgão tre-mt.jus.br.