CST dos Zebuínos debate o impacto da reforma tributária na pecuária
Durante reunião, o grupo de trabalho da Câmara Setorial Temática (CST) sobre o melhoramento genético de Zebuínos debateu o impacto da reforma tributária na pecuária.
5 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 17:00:00
Audiência pública debate a emancipação do Distrito de Guariba
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou uma audiência pública para debater a emancipação do Distrito de Guariba, devido as dificuldades relacionadas à distância do Distrito ao centro administrativo de Colniza e aos serviços básicos públicos.
5 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 14:30:00
ALMT debate intervenções no Portão do Inferno e recomposição salarial dos servidores estaduais
O deputado Wilson Santos usou o pequeno expediente da sessão vespertina, do dia 03 de setembro, para atualizar a população acerca das intervenções no Portão do Inferno, que desde 2023 vem registrando desmoronamentos. Segundo ele, o Poder Executivo está realizando novos estudos para solucionar a situação. Na mesma sessão a deputada Sheila Klener, que também é servidora pública, cobrou do Governo do Estado a recomposição salarial dos servidores estaduais.
5 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 11:45:00
Feminicídio: ALMT aprova a criação de Comissão Especial para debater os índices em Mato Grosso
Na sessão matutina do dia 03 de setembro, o deputado Gilberto Cattani e a deputada Edna Sampaio apresentaram requerimentos para a criação de Comissões Especiais na Casa de Leis para investigar os índices elevados de violência contra a mulher e feminicídio em Mato Grosso, ambos foram aprovados. Os deputados Dilmar Dal Bosco e Lúdio Cabral indicaram a criação de uma comissão única, com representantes dos dois blocos requerentes. A sugestão foi acatada pelo vice-presidente da Assembleia, deputado Júlio Campos, que na ocasião comandava os trabalhos da sessão.
5 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 09:30:00
CCJR analisa vetos do Governo do Estado
A Comissão de Constituição e Justiça analisou vetos do Governo do Estado aos projetos aprovados na Assembleia. Um dele foi o projeto de lei nº 785/2024 que permite a celebração de convênios entre hospitais filantrópicos e o Governo do Estado. A proposta é de autoria do deputado Dr. João e prevê a dispensa da apresentação de certidão negativa de débitos federais quando a entidade filantrópica hospitalar for a única no município.
4 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 11:00:00
Comissão de Meio Ambiente: Cota de operação, faixa de ocupação e repovoamento dos peixes no Manso
Os membros da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovaram o projeto de lei nº 1983/2024 que busca garantir mais segurança jurídica para quem trabalha nas margens do Manso, em Chapada dos Guimarães, bem como a preservação ambiental do local. A proposta, de autoria do Elizeu Nascimento, regulamenta a cota máxima de operação e dispõe sobre a faixa de ocupação no entorno do reservatório da usina de manso. Na mesma reunião, os parlamentares debateram o repovoamento dos peixes no local, responsabilidade prevista em lei para a concessionária de energia que administra a Usina.
4 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 07:00:00
Comissão de Agropecuária: Regularização fundiária e Programa Estadual de Resposta à Gripe Aviária
Durante reunião, a Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário analisou 27 proposições. A maioria trata da regularização fundiária de áreas localizadas em várias regiões do estado e que estavam na fila de espera há muitos anos. O grupo de trabalho aprovou o projeto de lei nº 899/2025 que propõe o Programa Estadual de Resposta à Gripe Aviária no estado de Mato Grosso. A proposta é de autoria do deputado Júlio Campos.
3 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 18:00:00
Comissão Especial da AL discute o futuro da distribuição de energia elétrica
A Comissão Especial da Assembleia Legislativa para tratar sobre o futuro da distribuição de energia em Mato Grosso fez a primeira reunião. O presidente da comissão é Max Russi e outros integrantes são os deputados, Eduardo Botelho, Faissal, Chico Guarineri, Júlio Campos, Valdir Barranco e Janaina Riva. A deputada será a responsável por articular reuniões em Brasília com Aneel, Ministério de Minas e Energia. O deputado Wilson Santos, foi o autor do requerimento que resultou na criação da Comissão.
3 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 15:00:00
Comissão de Infraestrutura aprova a proibição de construção de novas pontes de madeiras
Durante a reunião do dia 02 de setembro, a Comissão Permanente de Infraestrutura da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei nº 1108/2025 que trata da proibição de construção de novas pontes de madeiras nas vias pertencentes ao estado de Mato Grosso. A proposta é de autoria do deputado Chico Guarnieri e agora será remetido à primeira votação em plenário.
3 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 11:00:00
Audiência pública: Regionalização da rede de saúde e a descentralização da atenção especializada
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou uma audiência pública para debater a regionalização da rede de saúde e a descentralização da atenção especializada. Representantes da Saúde federais e regionais participaram do debate. A audiência foi conduzida pelos deputados Lúdio Cabral e Dr. João e contou com a apresentação do programa nacional de regionalização do atendimento e de médicos especialistas, o “Agora Tem Especialistas”.
3 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 08:15:00
Energia solar em Mato Grosso
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso dois projetos de lei que pretendem democratizar o acesso à energia solar. O projeto nº 965/2025 que institui diretrizes para a implementação de um Programa Estadual de Incentivo à Energia Solar em Moradias Populares, que tem o objetivo de subsidiar ou financiar a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em residências de baixa renda. O outro é o projeto nº 752/2025 que prevê a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em estabelecimentos hospitalares da rede publica estadual. As duas propostas são de autoria do deputado Júlio Campos.
2 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 17:00:00
Audiência pública: Agrominerais e a política de fertilizantes
A Assembleia Legislativa realizou uma audiência pública para discutir a situação dos agrominerais em Mato Grosso e a política de fertilizantes no Brasil. A Associação Mato-grossense dos Municípios sediou a audiência, que contou com a presença de pesquisadores, professores, geólogos, agrônomos e representantes de entidades do setor mineral. A deputada Sheila Klener foi a requerente da audiência.
2 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 12:45:00