Fale Conosco
Proteção de Dados (LGPD) LGPD
Entrar
Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Valdir Barranco

  • Nome civil: Valdir Mendes Barranco
  • Nome parlamentar: Valdir Barranco
  • Filiação partidária: PT
  • Votação: 29359

Perfil

Valdir Mendes Barranco, nasceu no dia 11 de março de 1975, em Alvorada do Sul, uma cidade com apenas 11 mil habitantes, no Paraná. Por lá ficou até o início de sua infância, quando seus pais, Roque Barranco Pôncio e Elza Mendes Barranco (in memorian), e seus sete irmãos se mudaram para o município de Nova Bandeirantes, no interior de Mato Grosso.

Lá ele c...

Valdir Mendes Barranco, nasceu no dia 11 de março de 1975, em Alvorada do Sul, uma cidade com apenas 11 mil habitantes, no Paraná. Por lá ficou até o início de sua infância, quando seus pais, Roque Barranco Pôncio e Elza Mendes Barranco (in memorian), e seus sete irmãos se mudaram para o município de Nova Bandeirantes, no interior de Mato Grosso.

Lá ele conheceu, namorou e se casou, em 1999, com Roseli Nunes Barranco com quem tem dois filhos: Paulo Henrique e Ana Carolina.

Barranco é filho do campo e tem suas raízes fixadas e entrelaçadas nele, e foi assim que ele desenhou sua trajetória de vida. Sempre para o POVO e com o POVO!!! Seu primeiro trabalho foi na agricultura familiar dos 9 aos 14 anos, quando saiu para ser ajudante de farmácia e em seguida balconista. Saiu da agricultura familiar naquele momento, mas ela já estava correndo em suas veias!!

Sempre caminhou de mãos dadas com a educação, onde cursou licenciatura em Ciências Biológicas pelo campus da Unemat de Alta Floresta, e especializou-se em Educação à Distância e em gestão e financiamento do ensino público, ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Foi professor da educação básica e orientador acadêmico do NEAD/UFMT.

Já foi secretário de educação de Nova Bandeirantes em 2001. Por lá, ele também foi prefeito entre os anos de 2004 e 2008. Já em 2009, mudou se para Cuiabá para assumir a chefia da Divisão de Obtenção de Terras do INCRA-MT. Em seguida, tornou-se chefe da Divisão de Administração. De 2011 a 2014, exerceu a função de superintendente titular tendo como bandeira a luta pelo direito a terra. Sempre para o POVO e com o POVO.

E no ano de 2014, atendendo ao chamado do Partido dos Trabalhadores (PT) e dos movimentos sociais, principalmente do campo e da educação, concorreu ao cargo de deputado estadual, no qual foi eleito com 19.270 votos. Contudo, foi vítima de um golpe político orquestrado por vereadores corruptos do município de Nova Bandeirantes e só assumiu seu cargo na Assembleia Legislativa no dia 21 de setembro de 2016, depois de uma árdua e demorada batalha jurídica. Ele foi reeleito deputado estadual em 2018, com 21.970 votos.

No ano de 2020, disputou à vaga para o Senado Federal de Mato Grosso, onde percorreu todo o estado durante os 45 dias de campanha, e conquistou 117.933 votos. Votos daqueles que se preocupam e se importam com todo o estado e vivem e trabalham para o seu desenvolvimento. Foram 117.933 votos confirmados e que confiam que Barranco é a melhor pessoa para ajudar aqueles que mais precisam.

Em 2021, o deputado passou pelo maior desafio de toda sua vida. Contraiu a Covid-19, pela segunda vez, e se viu entre a vida e a morte durante os 81 dias internado e 59 dias entubado. Foram 121 dias de muito sofrimento e angústia para toda a sua família, amigos e pessoas que o amam e admiram. Mas que, após muita luta, travada com a força e a fé que o deputado carrega dentro de si, foi vencida no dia 5 de maio de 2021. Dia de seu renascimento. Foram meses sem andar, sem se alimentar sozinho e precisando de amparo para toda e qualquer atividade.

Lutando pela defesa da democracia e lutando pela volta do povo ao governo, em 2022 Barranco trabalhou e foi em busca de sua reeleição. O deputado foi reeleito com 29 mil 359 votos.

É a história de um homem que saiu do campo, mas que não deixou o campo sair dele. Um homem que valoriza a educação como viés de transformação e evolução da sociedade. Um homem que trata a justiça social como escola de vida. Em defesa da educação, terra, trabalho e cidadania.

"Minha luta por reforma agrária, educação e justiça social sempre esteve no foco do meu trabalho. Sou um fiel fiscalizador do governo e representante das minorias. Faço oposição decente e propositiva para que Mato Grosso reencontre os caminhos da justiça social, do emprego e do desenvolvimento político-econômico. Como no meu primeiro mandato, o gabinete 220 da Assembleia Legislativa continua de portas abertas para o povo e voltado às lutas trabalhistas. Contem sempre comigo”.

Quantidade Quant
Produção Legislativa Prod. Legislativa
Porcentagem
1
Moção de repúdio
3
Moção de solidariedade
3
Proposta de emenda à Constituição
4
Projeto de lei complementar
6
Projeto de decreto legislativo
49
Moção de pesar
116
Projeto de resolução
169
Moção de congratulação
270
Requerimento
900
Moção de aplausos
1451
Projeto de lei
2819
Indicação
Total de proposições em tramitação: 5791
Comissões parlamentares: 9

Notícias

Galeria de imagens

Leis

Resolução - 10616/2025
Concede a Medalha Lucíola Zanirato à Senhora Isabella Karolina de Campos Siqueira Carmo.
Resolução - 10593/2025
Concede a Comenda Marechal Cândido Rondon ao Senhor Felipe Matheus de França Guerra.
Lei Ordinária - 13080/2025
Declara de utilidade pública a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade São Brás, de Nova Bandeirantes.
Lei Ordinária - 13074/2025
Institui diretrizes para a Campanha Esporte Solidário destinada à arrecadação de calçados e materiais esportivos, no Estado de Mato Grosso.
Lei Ordinária - 13042/2025
Institui a Política Estadual de Conscientização e Combate à Hipertensão Pulmonar.
Resolução - 10434/2025
Concede o Título de Cidadão Mato-grossense ao Senhor Odorico Ferreira Cardoso Neto.
Resolução - 10433/2025
Concede o Título de Cidadão Mato-grossense ao Senhor Joaquim Francisco Ferreira.
Resolução - 10381/2025
Concede o Título de Cidadão Mato-grossense ao Senhor Dionei José da Silva.
Lei Ordinária - 12959/2025
Dispõe sobre a adoção de mecanismos para garantir a equidade salarial entre homens e mulheres com os mesmos cargos, atribuições e tempo de serviço.
Lei Ordinária - 12945/2025
Declara de utilidade pública o Centro Espiritual Xamânico Tribo do Arco Íris - CEXTAI, de Sinop.