Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

carlos avallone

  • Nome cívil: carlos avallone junior
  • Nome parlamentar: carlos avallone
  • Filiação partidária: PSDB
  • Votação: 26594

Perfil

Carlos Avallone Júnior foi reeleito como deputado estadual em 2022 com 26.594 votos obtidos em 121 municípios, quase o dobro da votação de 2018 (14.263 votos). Avallone já havia atuado como deputado em três ocasiões, na condição de suplente, período em que teve várias leis aprovadas, além de centenas de indicações para obras e melhorias em vários municípios. Seu foco principal de atuação no Par...

Carlos Avallone Júnior foi reeleito como deputado estadual em 2022 com 26.594 votos obtidos em 121 municípios, quase o dobro da votação de 2018 (14.263 votos). Avallone já havia atuado como deputado em três ocasiões, na condição de suplente, período em que teve várias leis aprovadas, além de centenas de indicações para obras e melhorias em vários municípios. Seu foco principal de atuação no Parlamento é o desenvolvimento sustentado de Mato Grosso, que gera empregos, renda e bem estar social.

Filho de Ida Festa Avallone e Carlos Avallone, nasceu em Dracena (SP), mas veio para Mato Grosso com pouco mais de três anos de idade. Aqui cresceu, estudou e constituiu família ao lado da esposa Maria Avallone, sendo pai de Carla Maria, Ana Carla e Marina Carla, e avô de João Breno e Lorenzo.

Antes mesmo de ingressar na faculdade, o lado empreendedor já se manifestava e Avallone montou junto com os irmãos a Copiadora Três Irmãos, na região central da Capital. Depois de formado Engenheiro Civil, a pequena empresa se transformou numa construtora renomada, responsável por grandes obras no estado.

A primeira atuação no setor público foi como Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Cuiabá, a convite do então prefeito Dante de Oliveira. Anos depois, já governador, Dante convidou Avallone para assumir a Secretaria de Estado de Turismo e no segundo mandato assumiu a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, cargo onde protagonizou projetos que marcaram época.

Em sintonia com a visão progressista de Dante de Oliveira, Avallone promoveu uma transformação  na gestão do turismo, resgatando a cultura da nossa gente com a famosa Festa do Pantanal, um importante projeto de geração de emprego e renda que impactou todo o segmento turístico.

Na segunda gestão do governador Dante de Oliveira, Avallone foi responsável pelo programa MATO GROSSO É HORA DE INVESTIR, o maior programa de atração de investimentos para o desenvolvimento do estado. Graças às bases formadas naquela época, Mato Grosso atraiu grandes investimentos e se tornou a potência agroindustrial que é hoje. Em 2017, foi secretário de Desenvolvimento Econômico no governo Pedro Taques.

A atenção e o apoio aos diversos setores da cadeia produtiva é uma marca da atuação de Avallone. Como gestor estadual, implantou também projetos relevantes como o Jovem Empreendedor e Mulheres Empreendedoras, duas importantes ações que permitiram a capacitação de milhares de pessoas carentes, que se tornaram pequenos empreendedores.

No ano passado, Avallone foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Energisa e da CPI da Renúncia e Sonegação Fiscal.

Também presidiu a Comissão Mista Observatório Socioeconômico da ALMT, criada em  2020 para acompanhar e propor medidas de enfrentamento à pandemia. O deputado Avallone coordenou ao longo dos três anos da pandemia uma série de ações que foram decisivas para proteger a população e enfrentar a pandemia de Covid-19.

Entusiasta e ativista pelo desenvolvimento, Carlos Avallone Júnior já presidiu o Sindicato da Indústria da Construção Civil e foi reeleito este ano como vice-presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT).

Neste ano de 2023, Avallone foi reeleito para a presidência de duas importantes comissões permanentes, a de Meio Ambiente e a de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária. No comando da comissão de Meio Ambiente, o deputado se destacou nas ações de prevenção e combate aos incendios no Pantanal e continuará priorizando a proteção e o desenvolvimento sustentável da maior planície alagada do mundo, paraíso da biodiversidade.

Seu partido é o PSDB, onde hoje preside o diretório estadual. Nunca mudou de sigla desde o início da vida pública.

Quantidade Quant
Produção Legislativa Prod. Legislativa
Porcentagem
1
Projeto de lei complementar
9
Indicação
13
Projeto de resolução
13
Moção de pesar
15
Projeto de lei
23
Requerimento
27
Moção de aplausos
Total de proposições em tramitação: 101
Comissões parlamentares: 9

Galeria de imagens

Proposições em tramitação

Leis

Lei Ordinária - 5584/1990
Declara de utilidade pública a Associação Senhor Bom Jesus, do Município de Cuiabá.