I Curso de Libras para Capacitar Servidores da ALMT

Curso de Libras oferecido aos servidores da ALMT com a intenção de garantir, de forma contínua, o atendimento e tratamento adequado aos surdos que  tramitam na Assembleia Legislativa. Este curso promoverá a capacitação de funcionários públicos em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS. As línguas expressam a capacidade específica dos seres humanos para a linguagem, expressam sua cultura, seus valores e seus padrões sociais. Os surdos brasileiros usam a Língua de Sinais, sendo esta uma língua visual-espacial que apresenta todas as propriedades específicas gramáticas de um idioma. Em se tratando da pessoa surda, a Lei 10.436/02, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio legal de comunicação e expressão utilizada pela comunidade surda. O Decreto Federal 5.626/05 que regulamenta a Lei 10.436/02, salienta nos artigos 26 e 27 que o Poder Público, devem dispor de, pelo menos, 5% de servidores, funcionários e empregados capacitados para o uso e interpretação da LIBRAS.

Dep. Wilson Santos

Deputado Estadual

Currículo

Wilson Pereira dos Santos, 57 anos, nascido em Dracena (SP), chegou em Cuiabá aos três anos de idade, em 1964. Formou-se em Ciências Sociais e Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e lecionou história de Mato de Grosso durante as décadas de 80 e 90 em escolas e cursinhos pré-vestibulares na Capital

IRENE SILVA PESSOA

Assessora Parlamentar

Currículo

IRENE SILVA PESSOA  - Graduada em Administração de Empresas, Secretariado Executivo e Serviço Social, pós graduação em Gestão Pública, Gerenciamento de Projetos, Politicas Sociais, fui Secretaria Executiva dos Prefeitos de 1994 a 2014 e atualmente Assessora Parlamentar do Gabinete Deputado Wilson Santos.

Ríguel Brum de Paula

Assessor Parlamentar

Currículo

Pessoa surda, atua como assessor Parlamentar do Gabinete Deputado Wilson Santos atuando na coordenadoria de inclusão social. Graduado em Letras, Habilitação Licenciatura em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina/SC  e graduação em Turismo pela Universidade Presidente Antônio Carlos/MG - Pós Graduação em Docência em Libras com Tradução/Interpretação pela Faculdade Afirmativo de Cuiabá/MT -

Deise Maria Gonçalves Paula

Intérprete

Currículo

Licenciada em LETRAS pelo Centro Universitário de Várzea Grande - VG. Especialização em SurdoCegueira e Psicopedagogia pela Faculdade das Àguas Emendadas.

Carla Maria Rodrigues Gomes

Currículo

Pessoa surda, possui graduação em Educação Física pela Universidade de Cuiabá (2017). Pós Graduação em Docência em Libras com Tradução/Interpretação pela Faculdade Afirmativo de Cuiabá/MT

Clesiane Moura Bastos

Currículo

Pessoa surda, possui graduação em Letras pela Faculdade do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Elizabeth Novaes dos Santos Petroni

Currículo

Pessoa surda, graduada em pedagogia pelo IVE (Instituto Varzeagrandense de Educaçao) em Varzea Grande Estado de Mato Grosso formada em 2004, sou Pós Graduada em Educação Especial.Tenho Experiencia em Libras sou instrutora Surda,Ja trabalhei com Crianças surdas de 6 a 17 anos no Centro de Atendimento de Apoio ao Deficîente Auditivo. Passei na prova de proficiencia do Prolibras, reconhecido pelo MEC.

Diogo Rodrigo Reis de Bulhões

Currículo

Pessoa surda, graduado em Letras - Libras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras

Indira Isis Bernardes

Currículo

Pessoa surda, graduada em Letras - Libras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Priscilla Lopes Ferreira

Currículo

Pessoa surda, graduada em Letras Libras licenciatura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Libras.

Reany de Oliveira

Currículo

Pessoa surda, graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas Cândido Rondon, Pós-graduada em Lato Sensu em Língua Brasileira de Sinais, pela Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão. Mestra em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação na UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso em Cuiabá. Realiza na pesquisa na área de Identidade e Cultura surda no Ensino Superior.

Rogério Belussi Miranda

Currículo

Pessoa surda, graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2014). Presidente da Associação De Surdos do Estado de Mato Grosso - ASSURMAT.

Juliete Maria Pinto de Figueiredo

Assessora Parlamentar

Currículo

Filha de pessoa surda, ativista e palestrante sobre inclusão social da pessoa surda.

I Curso de Libras para Capacitar Servidores da ALMT

Período do Evento: 12/04/21 18:00 à 12/04/21 21:00

Palestrantes: Dep. Wilson Santos , IRENE SILVA PESSOA , Ríguel Brum de Paula , Deise Maria Gonçalves Paula , Carla Maria Rodrigues Gomes , Clesiane Moura Bastos , Elizabeth Novaes dos Santos Petroni , Diogo Rodrigo Reis de Bulhões , Indira Isis Bernardes , Priscilla Lopes Ferreira , Reany de Oliveira , Rogério Belussi Miranda e Juliete Maria Pinto de Figueiredo

Descrição: I Curso de Libras para Capacitar Servidores da Assembleia Legislativa para o Atendimento à Pessoa Surda - ( Total 70 HORAS ) realizado às segundas-feiras na ALMT Destinado aos servidores da ALMT Certificado de conclusão

Inscrições Encerradas

Inicio do evento: 12/04/21 às 18h.

Término do evento: 12/04/21 às 21h.

Local: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Cuiabá - MT.

Mais Informações: 33136420 - Irene.