Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 15 de abril de 2016 10h07


OPINIÃO

A região metropolitana de Cuiabá pede socorro

Temos que decretar tolerância zero a essa onda de criminalidade que impera nas duas maiores cidades de Mato Grosso

DEPUTADO EMANUEL PINHEIRO / ALMT



A sabedoria popular há muito adota o princípio de que é melhor prevenir do que remediar, mas eu, sem desrespeitá-la, ouso ir além, adequando-a ao momento atual: "é melhor prevenir para não ter que remediar".

Dentro desse espírito, propus requerimento que cobra providências ao governador Pedro Taques (PSDB) para que seja convocada a presença da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) na região metropolitana de Cuiabá.

A FNSP foi criada em novembro de 2004, pelo então presidente Lula, e tem por objetivo principal auxiliar as forças de segurança públicas estaduais a manterem a ordem pública. A decisão da vinda da tropa de elite cabe exclusivamente ao chefe do Executivo estadual.

A medida se dá mediante a onda crescente de violência na Grande Cuiabá dos últimos dias. As ocorrências têm levado a polícia trabalhar com a hipótese de um grupo de extermínio na Região Metropolitana. Neste mês de abril, já foram contabilizados mais de 20 execuções em Cuiabá e Várzea Grande.

A criminalidade contabiliza imensos prejuízos para milhares de famílias e empresários da Baixada Cuiabana. É duro dizer, mas Cuiabá está entre as 50 cidades mais violentas do mundo. Os dados são da organização mexicana não governamental Seguridad, Justicia y Paz.

Em minhas considerações, tenho chamado atenção das autoridades municipais para a necessidade da intervenção da Força Nacional. Temos que promover um choque de ordem e conter a onda de violência que impera nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande.

O município não pode cruzar os braços, pois a criminalidade acontece nas cidades. Os crimes acontecem nos bairros, nas ruas, enfim, é na cidade que a violência ocorre. Temos que decretar tolerância zero a essa onda de criminalidade que impera nas duas maiores cidades de Mato Grosso.

Como boa parte da população, eu também me preocupo com a violência crescente no estado de Mato Grosso. Que pai de família ficaria tranquilo sabendo que seus familiares correm riscos? 

A diferença é que eu, como parlamentar, além de comungar dos mesmos sentimentos e aflições de todo cidadão, tenho o dever de zelar pelo bem-estar da sociedade e a obrigação de fazer tudo o que estiver ao alcance para combater o crime e reduzir a violência.

Força Nacional JÁ!

*Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo PMDB em Mato Grosso


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens