Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 5 de abril de 2016 10h51


REGIÃO METROPOLITANA

Emanuel Pinheiro chama atenção das autoridades para intervenção da Força Nacional

O parlamentar começará nesta semana um movimento de visita aos prefeitos e vereadores

THIAGO ITACARAMBY / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Emanuel Pinheiro (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB) chama a atenção das autoridades de Cuiabá e Várzea Grande para o aumento da violência. O parlamentar começará nesta semana um movimento de visita aos prefeitos e vereadores a favor da intervenção da Força Nacional de Segurança na Região Metropolitana.

Pinheiro apresentou requerimento na Assembleia Legislativa sugerindo que o governador Pedro Taques (PSDB) convoque a Força Nacional para fazer um choque de ordem e conter a onda de violência em Cuiabá e Várzea Grande.

“O município não pode cruzar os braços, já que a criminalidade acontece nas cidades. A violência acontece nos bairros, nas ruas, enfim, é na cidade que a violência ocorre. Portanto, os prefeitos e os vereadores devem aderir ao debate. Temos que decretar tolerância zero a essa onda de violência que impera nas duas cidades”, disse o parlamentar.

Taques disse à imprensa, neste início de semana, que irá avaliar a proposta e se comprometeu em analisá-la quando for comunicado oficialmente. De antemão, considerou baixo o efetivo na região. Segundo o governador, a iniciativa é constitucional, ou seja, faz parte das prerrogativas parlamentares.

Conforme o parlamentar, a Grande Cuiabá está desesperada e indefesa. Somente na semana passada, as duas cidades registraram mais de cinco assassinatos em poucas horas. As estatísticas da Polícia Civil apontam ainda que, em 2014, Cuiabá e Várzea Grande registraram 470 mortes. Já em 2015, o saldo de mortes ficou em 380.

O objetivo, segundo o parlamentar, é que as tropas façam operações nas duas cidades por tempo indeterminado. “Somente com essa força de elite, treinada, preparada, qualificada e, com essa medida de choque, poderemos conter a onda de violência que impera aqui e acuar a bandidagem”, afirmou.

O governador Pedro Taques chegou a solicitar, em 2015, ao governo federal, o apoio da Força Nacional de Segurança para a desocupação definitiva da área onde foi instalado um garimpo ilegal, no município de Pontes e Lacerda.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens